Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36566
Title: História e música: novas perspectivas no ensino de história.
Other Titles: History and music: new perspectives in teaching history.
???metadata.dc.creator???: CRISTOVAM, Kelly Gomes.
GAIÃO, Tatiana Aparecida Lopes.
CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
Keywords: Música e ensino de História;Ensino de História e música;Música como recurso didático - ensino de História;Recurso didático - música;Music and History teaching;Teaching History and music;Music as a teaching resource - History teaching;Teaching resource - music
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CRISTOVAM, Kelly Gomes; GAIÃO, Tatiana Aparecida Lopes; CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. História e música: novas perspectivas no ensino de história. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 06: Identidade e diferença: tecendo conceitos, escriturando paisagens no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36566
???metadata.dc.description.resumo???: O presente artigo enfatiza como o professor de História pode utilizar a música como recurso didático em sala de aula. Neste sentido, ele vai ter que fazer uma rigorosa seleção do material didático a ser utilizado, observando a letra da música e seu contexto, fazendo dialogar com os conteúdos programáticos com os quais está trabalhando. Assim, levando o aluno a ter uma visão critica a partir da leitura da letra da música relacionando ao conteúdo estudado. Desta forma, o que tem se observado é que a utilização deste recurso didático tem contribuído para o aprendizado, ao mesmo tempo faz com que a aula seja atrativa, e não monótona, todavia de forma agradável e que se apreenda de forma mais efetiva os temas em discussão possibilitando novos olhares e (re)leituras, não se restringindo ao livro didático. Diante do exposto a música é apresentada como uma importante fonte de pesquisa para o historiador, tratando de fatos e períodos diversos que podem ser estudados por alunos e professores, bem como por todos estudiosos interessados em conhecer melhor a história. Não obstante, a música é uma excelente fonte para realizar pesquisa no que se refere ao cotidiano, e a própria História nos mais variados aspectos. Para o historiador é interessante analisar as letras das músicas, como um dos recursos que propicia diversas interpretações como formação de identidades, delimitando lugares e espaços que serve como fonte de pesquisa para vários objetos de estudo. Devemos observar como a música pode ajudar na elaboração das tramas históricas, pois as músicas a partir de suas letras representam a história. Portanto, o profissional de educação em história deve procurar vínculos e contextos do período e época. Pois, o mesmo tem que atentar nas ressignificações que uma determinada música pode permitir em vários períodos da historiografia.
Keywords: Música e ensino de História
Ensino de História e música
Música como recurso didático - ensino de História
Recurso didático - música
Music and History teaching
Teaching History and music
Music as a teaching resource - History teaching
Teaching resource - music
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36566
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 06: Identidade e Diferença: Tecendo Conceitos, Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HISTÓRIA E MÚSICA - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 6 2008..pdfHistória e música: novas perspectivas no ensino de história. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 6 2008355.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.