Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36572
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoPoderíamos escolher variadas maneiras para iniciar nossa discussão sobre a construção dos/as educadores/as e do lugar da educação em nossa sociedade, para entendermos porque ocorre a separação entre a teoria, proposta pelos PCNEM e o vestibular da UFCG, acerca da metodologia de eixos temáticos, e a prática de ensino dos/as educadores/as entrevistados/as. Mesmo porque, variadas também são as maneiras que nos afetamos enquanto pessoas, pesquisadores/as, educadores/as, com as discussões teóricas que nos são apresentadas, com a idéia que construímos sobre nós mesmos e sobre o “outro”. Assim, também a nossa maneira de dizer sobre os/as outros/as que compõem a denominada educação escolar é bem particular, e como toda a nossa discussão se constitui como uma possibilidade por meio da linguagem, consideramos relevante enfatizar que corroboramos o pensamento de Silva (2000), para quem a linguagem é indeterminada e instável na medida em que os signos (também educacionais) não devem ser reduzidos a si mesmos, e sim percebidos no contexto de sua significação. Nessa perspectiva, procuramos perceber o contexto da significação em que determinada palavra, conceito, idéia está inserido para não cometermos o equívoco de pensar que a linguagem está imune à instabilidade das relações de poder, de uma vontade de verdade. Ao contrário, percebemos que são pelos atos de fala que constituímos nossas experiências, a nossa visão do mundo, do outro e de nós mesmos/as. Vamos nos propor nesse momento do nosso trabalho, a analisar, a partir das falas dos/as nossos/as educadores/as das escolas públicas de Boqueirão-PB, se a metodologia de ensinar História, por meio de eixos temáticos, proposta pelos PCNEM desde 1999 e pelo vestibular da UFCG a partir de 2005, está sendo instrumentalizada nas aulas dos/as mesmos/as. Para tanto, vamos situar tal discussão, considerando o repensar sobre o conhecimento histórico e as maneiras de ensiná-lo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleO (re)pensar sobre o ensino de história: o discurso dos/as educadores/as e os eixos temáticos.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36572-
dc.date.accessioned2024-07-10T17:33:09Z-
dc.date.available2024-07-10-
dc.date.available2024-07-10T17:33:09Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectProfessores de História - discursospt_BR
dc.subjectCurrículo - Históriapt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectHistory teachers - speechespt_BR
dc.subjectCurriculum - Historypt_BR
dc.subjectNational Curriculum Parameters for High Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVIEIRA, Kyara Maria Almeida.-
dc.creatorOLIVEIRA, Roberta Lopes de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative(Re)thinking about teaching history: the discourse of educators and the thematic axes.pt_BR
dc.identifier.citationVIEIRA, Kyara Maria Almeida; OLIVEIRA, Roberta Lopes de. O (re) pensar sobre o ensino de história: o discurso dos/as educadores/as e os eixos temáticos. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 06: Identidade e diferença: tecendo conceitos, escriturando paisagens no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36572pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 06: Identidade e Diferença: Tecendo Conceitos, Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O (RE)PENSAR SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 6 2008..pdfO (re)pensar sobre o ensino de história: o discurso dos/as educadores/as e os eixos temáticos. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 6 2008 299.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.