Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36575
Title: Pensando o ensino de história a partir da diversidade étnico-racial e a formação continuada.
Other Titles: Thinking about teaching history from the perspective of ethnic-racial diversity and continuing education.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
Keywords: Ensino de História;Formação continuada;Diversidade étnico-racial;Relações étnico-raciais - ensino de História;Negros - questões étnico-raciais;História da África;Cultura afro-brasileira;Questões étnico-raciais;Teaching History;Continuing training;Ethnic-racial diversity;Ethnic-racial relations - History teaching;Blacks - ethnic-racial issues;History of Africa;Afro-Brazilian culture;Ethnic-racial issues
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Pensando o ensino de história a partir da diversidade étnico-racial e a formação continuada. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 06: Identidade e diferença: tecendo conceitos, escriturando paisagens no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36575
???metadata.dc.description.resumo???: Este texto discute sobre a formação continuada de professores e professoras, destacando seus desafios e perspectivas diante da diversidade étnica-racial e cultural vivenciada no espaço da escola. Focalizando o trabalho docente e a questão da diversidade, nosso objetivo é discutir sobre o ensino de História, a partir da aplicação da Lei 11.645/2008, antes 10.639/2003, que determina para o contexto da educação, conteúdos sobre História da África e da cultura afro-brasileira. Entendemos que na educação básica, o docente, em sua prática pedagógica convive com múltiplas realidades identitárias e étnicas. Para propiciar uma educação inclusiva dos sujeitos educativos negros e negras, é fundamental criar a eminência de um ensino de História dialógico e fomentador do respeito às diferenças étnicas e identitárias.
Keywords: Ensino de História
Formação continuada
Diversidade étnico-racial
Relações étnico-raciais - ensino de História
Negros - questões étnico-raciais
História da África
Cultura afro-brasileira
Questões étnico-raciais
Teaching History
Continuing training
Ethnic-racial diversity
Ethnic-racial relations - History teaching
Blacks - ethnic-racial issues
History of Africa
Afro-Brazilian culture
Ethnic-racial issues
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36575
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 06: Identidade e Diferença: Tecendo Conceitos, Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PENSANDO O ENSINO DE HISTÓRIA - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 6 2008..pdfPensando o ensino de história a partir da diversidade étnico-racial e a formação continuada. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 6 2008223.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.