Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36575
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste texto discute sobre a formação continuada de professores e professoras, destacando seus desafios e perspectivas diante da diversidade étnica-racial e cultural vivenciada no espaço da escola. Focalizando o trabalho docente e a questão da diversidade, nosso objetivo é discutir sobre o ensino de História, a partir da aplicação da Lei 11.645/2008, antes 10.639/2003, que determina para o contexto da educação, conteúdos sobre História da África e da cultura afro-brasileira. Entendemos que na educação básica, o docente, em sua prática pedagógica convive com múltiplas realidades identitárias e étnicas. Para propiciar uma educação inclusiva dos sujeitos educativos negros e negras, é fundamental criar a eminência de um ensino de História dialógico e fomentador do respeito às diferenças étnicas e identitárias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titlePensando o ensino de história a partir da diversidade étnico-racial e a formação continuada.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36575-
dc.date.accessioned2024-07-10T17:39:20Z-
dc.date.available2024-07-10-
dc.date.available2024-07-10T17:39:20Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectDiversidade étnico-racialpt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciais - ensino de Históriapt_BR
dc.subjectNegros - questões étnico-raciaispt_BR
dc.subjectHistória da Áfricapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectQuestões étnico-raciaispt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectContinuing trainingpt_BR
dc.subjectEthnic-racial diversitypt_BR
dc.subjectEthnic-racial relations - History teachingpt_BR
dc.subjectBlacks - ethnic-racial issuespt_BR
dc.subjectHistory of Africapt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian culturept_BR
dc.subjectEthnic-racial issuespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThinking about teaching history from the perspective of ethnic-racial diversity and continuing education.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Pensando o ensino de história a partir da diversidade étnico-racial e a formação continuada. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 06: Identidade e diferença: tecendo conceitos, escriturando paisagens no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36575pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 06: Identidade e Diferença: Tecendo Conceitos, Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PENSANDO O ENSINO DE HISTÓRIA - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 6 2008..pdfPensando o ensino de história a partir da diversidade étnico-racial e a formação continuada. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 6 2008223.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.