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Title: Os movimentos sociais do campo e a questão da inclusão social: uma experiência de ensino superior na Universidade Federal da Paraíba.
Other Titles: Rural social movements and the issue of social inclusion: a higher education experience at the Federal University of Paraíba.
???metadata.dc.creator???: BRITO, Sylvia Brandão Ramalho de.
Keywords: Movimentos sociais do campo;Inclusão social;Ensino superior - UFPB;Universidade Federal da Paraíba;Democratização do ensino superior;Rural social movements;Social inclusion;Higher education - UFPB;Federal University of Paraiba;Democratization of higher education
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRITO, Sylvia Brandão Ramalho de. Os movimentos sociais do campo e a questão da inclusão social: uma experiência de ensino superior na Universidade Federal da Paraíba. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 06: Identidade e diferença: tecendo conceitos, escriturando paisagens no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36576
???metadata.dc.description.resumo???: As ações afirmativas e a criação de políticas de inserção social são questões que fazem parte de uma discussão acerca da ampliação dos espaços de cidadania, dentre eles o acesso à educação superior. Na esfera da educação, a suposta igualdade de oportunidades legitima desigualdades históricas no Brasil. Nesse contexto, a população rural é colocada ainda em uma situação de inclusão social adversa em termos de acesso à instrução formal, notadamente em relação ao nível superior de ensino. A aplicação de políticas públicas específicas para estes grupos pode alterar essa situação. Na tentativa de diminuição dessas lacunas educacionais foram criadas pelo Estado diversas iniciativas, a exemplo das chamadas ações afirmativas que têm como objetivo oferecer uma educação diferenciada agregando demandas dos afro-descendentes, dos indígenas, dos portadores de necessidades especiais, dos povos do campo. As políticas de ação afirmativa têm como objetivo resgatar ou minimizar distorções e injustiças sociais que condenam as minorias a condições de vida precárias e poucas oportunidades profissionais e educacionais. A partir do caso específico do Curso de Licenciatura em História para Movimentos Sociais do Campo da Universidade Federal da Paraíba é possível refletir a questão da inclusão social e da democratização do ensino superior, no sentido da reversão de tendências históricas que conferiram às minorias uma posição de desvantagem, principalmente na área da educação. A primeira parte do texto introduz noções teóricas sobre o conceito de movimento social, entendendo-o como parte significativa da sociedade; em seguida esses conceitos são correlacionados ao cenário social e político brasileiro aliado à formação do capitalismo no campo e; por fim, há o detalhamento do Curso, inserindo-o numa reflexão mais apurada sobre os novos espaços pedagógicos que reforçam e aprofundam o sentido de democracia e de cidadania na educação. Este artigo é fruto de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Projeto PROLICEN “Ensino de História e Cidadania: Educação Superior Pública, Ações Afirmativas e Inclusão Social” sob orientação da Profª. Dra. Regina Behar.
Keywords: Movimentos sociais do campo
Inclusão social
Ensino superior - UFPB
Universidade Federal da Paraíba
Democratização do ensino superior
Rural social movements
Social inclusion
Higher education - UFPB
Federal University of Paraiba
Democratization of higher education
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36576
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 06: Identidade e Diferença: Tecendo Conceitos, Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica.

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OS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO E A QUESTÃO DA INCLUSÃO SOCIAL - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 6 2008..pdfOs movimentos sociais do campo e a questão da inclusão social: uma experiência de ensino superior na Universidade Federal da Paraíba. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 6 2008311.7 kBAdobe PDFView/Open


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