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dc.description.resumo | As ações afirmativas e a criação de políticas de inserção social são questões que fazem parte de uma discussão acerca da ampliação dos espaços de cidadania, dentre eles o acesso à educação superior. Na esfera da educação, a suposta igualdade de oportunidades legitima desigualdades históricas no Brasil. Nesse contexto, a população rural é colocada ainda em uma situação de inclusão social adversa em termos de acesso à instrução formal, notadamente em relação ao nível superior de ensino. A aplicação de políticas públicas específicas para estes grupos pode alterar essa situação. Na tentativa de diminuição dessas lacunas educacionais foram criadas pelo Estado diversas iniciativas, a exemplo das chamadas ações afirmativas que têm como objetivo oferecer uma educação diferenciada agregando demandas dos afro-descendentes, dos indígenas, dos portadores de necessidades especiais, dos povos do campo. As políticas de ação afirmativa têm como objetivo resgatar ou minimizar distorções e injustiças sociais que condenam as minorias a condições de vida precárias e poucas oportunidades profissionais e educacionais. A partir do caso específico do Curso de Licenciatura em História para Movimentos Sociais do Campo da Universidade Federal da Paraíba é possível refletir a questão da inclusão social e da democratização do ensino superior, no sentido da reversão de tendências históricas que conferiram às minorias uma posição de desvantagem, principalmente na área da educação. A primeira parte do texto introduz noções teóricas sobre o conceito de movimento social, entendendo-o como parte significativa da sociedade; em seguida esses conceitos são correlacionados ao cenário social e político brasileiro aliado à formação do capitalismo no campo e; por fim, há o detalhamento do Curso, inserindo-o numa reflexão mais apurada sobre os novos espaços pedagógicos que reforçam e aprofundam o sentido de democracia e de cidadania na educação. Este artigo é fruto de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Projeto PROLICEN “Ensino de História e Cidadania: Educação Superior Pública, Ações Afirmativas e Inclusão Social” sob orientação da Profª. Dra. Regina Behar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | Os movimentos sociais do campo e a questão da inclusão social: uma experiência de ensino superior na Universidade Federal da Paraíba. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36576 | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-10T17:40:18Z | - |
dc.date.available | 2024-07-10 | - |
dc.date.available | 2024-07-10T17:40:18Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Movimentos sociais do campo | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior - UFPB | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Democratização do ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Rural social movements | pt_BR |
dc.subject | Social inclusion | pt_BR |
dc.subject | Higher education - UFPB | pt_BR |
dc.subject | Federal University of Paraiba | pt_BR |
dc.subject | Democratization of higher education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | BRITO, Sylvia Brandão Ramalho de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Rural social movements and the issue of social inclusion: a higher education experience at the Federal University of Paraíba. | pt_BR |
dc.identifier.citation | BRITO, Sylvia Brandão Ramalho de. Os movimentos sociais do campo e a questão da inclusão social: uma experiência de ensino superior na Universidade Federal da Paraíba. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 06: Identidade e diferença: tecendo conceitos, escriturando paisagens no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36576 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 06: Identidade e Diferença: Tecendo Conceitos, Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. |
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