Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3661
Title: Estimativa da evapotranspiração real diária através de análises micrometeorológicas e de sensoriamento remoto.
Other Titles: Estimation of daily real evapotranspiration through micrometeorological and remote sensing analyzes.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Carlos Antonio Costa dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Bernardo Barbosa da.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: NEALE, Christopher Michael Usher.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CORREIA, Magaly de Fatima.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RAO, Tantravahi Venkata Ramana.
???metadata.dc.contributor.referee3???: BERGAMASCHI, Homero.
???metadata.dc.contributor.referee4???: MANZI, Antonio Ocimar.
Keywords: Evapotranspiração;Balanço de Energia;Sensoriamento Remoto;Razão de Bowen;Cultura da Banana;Vegetação Tamarisk;Correlações Turbulentas;Evapotranspiration;Energy Balance;Remote Sensing;Banana Culture
Issue Date: 24-Jul-2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, C. A. C. dos. Estimativa da evapotranspiração real diária através de análises micrometeorológicas e de sensoriamento remoto. 2009. 142 f. Tese (Doutorado em Meteorologia) – Programa de Pós-Graduação em Meteorologia, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: O principal objetivo desse estudo foi determinar a evapotranspiração real diária (ETr) da cultura da banana e da vegetação tamarisk utilizando dados micrometeorológicos e algoritmos baseados em sensoriamento remoto orbital. Foram utilizados os métodos micrometeorológicos da razão de Bowen e das correlações turbulentas, assim como, os algoritmos Surface Energy Balance Algorithm for Land (SEBAL) e Simplified Surface Energy Balance Index (S-SEBI) na obtenção da evapotranspiração na cultura da banana, localizada na fazenda Frutacor (Quixeré, CE/Brasil) e da vegetação tamarisk, localizada na área de preservação ambiental de Cibola (Blythe, CA/EUA). Também foram analisados o comportamento dos elementos atmosféricos e as suas correlações com a evapotranspiração de referência (ET0), para as duas áreas estudadas, assim como o comportamento diário da fração evaporativa na cultura da banana. Os resultados evidenciaram que para ambas as áreas estudadas houve forte advecção do vento e ar seco e que a temperatura do ar apresentou altos valores durante o dia e baixos valores à noite. Na Área I (Fazenda Frutacor), a velocidade do vento se apresentou como o componente de maior influência na obtenção da ET0, enquanto que, para a Área II (Cibola National Wildlife Refuge - CNWR), a radiação solar se apresentou como o componente de maior influência. Em geral, os valores estimados pelos algoritmos SEBAL e S-SEBI se mantiveram muito próximos dos valores medidos nas torres de fluxos. O erro quadrático médio entre os valores da ETr diária medidos e os estimados pelo SEBAL foi de 0,4 mmdia-1, enquanto que para os medidos e os estimados pelo S-SEBI foi de 0,5 mmdia-1, resultando num erro percentual médio de 9,5% entre os medidos e o SEBAL e de 10,6% entre os medidos e o S-SEBI, evidenciando a aplicabilidade de ambos os métodos na obtenção da evapotranspiração real diária.
Keywords: Evapotranspiração
Balanço de Energia
Sensoriamento Remoto
Razão de Bowen
Cultura da Banana
Vegetação Tamarisk
Correlações Turbulentas
Evapotranspiration
Energy Balance
Remote Sensing
Banana Culture
???metadata.dc.subject.cnpq???: Meteorologia
Micrometeorologia
Sensoriamento Remoto da Atmosfera
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3661
Appears in Collections:Doutorado em Meteorologia.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARLOS ANTONIO COSTA DOS SANTOS – TESE (PPGMET) 2009.pdf3.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.