Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36614
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDABREU, E. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3457394128303415pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Elri Bandeira de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, E. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6780232680640790pt_BR
dc.contributor.referee1FERNANDES, Dorgival Gonçalves.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Maria de Lourdes Dionízio.-
dc.description.resumoO objetivo principal desta dissertação é construir uma proposta de intervenção pedagógica, com o intuito de despertar o interesse e o gosto dos alunos pela leitura literária a partir dos contos de fadas e, consequentemente, contribuir com o avanço da competência leitora dos alunos do 6º ano do ensino fundamental. Trata-se de propor um trabalho com o citado gênero literário no formato de oficinas pedagógicas, nas quais se trabalhe definições, características, tipos, leitura, interpretação e produções de contos de fadas. A pesquisa é de caráter bibliográfico para fins de análises teóricas que embasem a proposta e de viés qualitativo, em que se analisa o problema identificado, qual seja, a dificuldade de leitura literária na transição da fase inicial do ensino fundamental para a fase seguinte, bem como de caráter aplicado por apresentar, a partir de base teóricas, propostas para enfrentar tais questões e problemas. A base teórica da pesquisa é formada por estudos como os de Tzvetan Todorov (1982), Teresa Colomer (2013), Antônio Candido (2011), Rildo Cosson (2006) e da teoria do conto, com autores como Nádia Battella Gotlib (2000), Nelly Novaes Coelho (2000), Câmara Cascudo (2004), entre outros. Com apoio nos citados pesquisadores da teoria do ensino e da teoria do conto, apresento uma proposta de intervenção pedagógica para as séries de transição do ensino fundamental (6º ano), com vistas a despertar maior interesse dos alunos pela literatura e contribuir com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleLeitura literária dos contos de fadas: uma proposta de intervenção para o 6º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2023-12-05-
dc.description.abstractThe main objective of this dissertation is to build a proposal for pedagogical intervention, with the aim of awakening students' interest and taste for literary reading based on fairy tales and, consequently, contributing to the advancement of the reading competence of students in the 6th year of elementary School. It is about proposing work with the aforementioned literary genre in the format of pedagogical workshops, in which definitions, characteristics, types, reading, interpretation and production of fairy tales are worked on. The research is of a bibliographic nature for the purpose of theoretical analyzes that support the proposal and of qualitative bias, in which the identified problem is analyzed, that is, the difficulty of literary reading in the transition from the initial phase of fundamental education to the next phase, as well as as of an applied nature by presenting, from a theoretical basis, proposals to face such questions and problems. The theoretical basis of the research is formed by studies such as those by Tzvetan Todorov (1982), Teresa Colomer (2013), Antônio Candido (2011), Rildo Cosson (2006) and short story theory, with authors such as Nádia Battella Gotlib (2000), Nelly Novaes Coelho (2000), Câmara Cascudo (2004), among others. With the support of the aforementioned researchers of teaching theory and story theory, we present a proposal for a pedagogical intervention for the transition series of elementary school (6th year), with a view to awakening greater interest in literature in students and contributing to the improvement of teaching-learning process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36614-
dc.date.accessioned2024-07-15T14:03:11Z-
dc.date.available2024-07-15-
dc.date.available2024-07-15T14:03:11Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectGênero literáriopt_BR
dc.subjectContos de fadaspt_BR
dc.subjectOficinas pedagógicaspt_BR
dc.subjectFormação de leitor literáriopt_BR
dc.subjectLiterature - Elementary educationpt_BR
dc.subjectLiterary readingpt_BR
dc.subjectLiterary genrept_BR
dc.subjectFairy talept_BR
dc.subjectPedagogical workshopspt_BR
dc.subjectLiterary reader trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorABREU, Eliete Abrante de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiterary reading of fairy tales: an intervention proposal for the 6th year of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationABREU, Eliete Abrante de. Leitura literária dos contos de fadas: uma proposta de intervenção para o 6º ano do ensino fundamental. 2023. 94f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIETE ABRANTE DE ABREU. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. CFP 2023.pdfEliete Abrante de Abreu. Dissertação PROFLETRAS. CFP 2023.2.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.