Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36614
Title: Leitura literária dos contos de fadas: uma proposta de intervenção para o 6º ano do ensino fundamental.
Other Titles: Literary reading of fairy tales: an intervention proposal for the 6th year of elementary school.
???metadata.dc.creator???: ABREU, Eliete Abrante de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Elri Bandeira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Maria de Lourdes Dionízio.
Keywords: Literatura - Ensino fundamental;Leitura literária;Gênero literário;Contos de fadas;Oficinas pedagógicas;Formação de leitor literário;Literature - Elementary education;Literary reading;Literary genre;Fairy tale;Pedagogical workshops;Literary reader training
Issue Date: 5-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ABREU, Eliete Abrante de. Leitura literária dos contos de fadas: uma proposta de intervenção para o 6º ano do ensino fundamental. 2023. 94f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo principal desta dissertação é construir uma proposta de intervenção pedagógica, com o intuito de despertar o interesse e o gosto dos alunos pela leitura literária a partir dos contos de fadas e, consequentemente, contribuir com o avanço da competência leitora dos alunos do 6º ano do ensino fundamental. Trata-se de propor um trabalho com o citado gênero literário no formato de oficinas pedagógicas, nas quais se trabalhe definições, características, tipos, leitura, interpretação e produções de contos de fadas. A pesquisa é de caráter bibliográfico para fins de análises teóricas que embasem a proposta e de viés qualitativo, em que se analisa o problema identificado, qual seja, a dificuldade de leitura literária na transição da fase inicial do ensino fundamental para a fase seguinte, bem como de caráter aplicado por apresentar, a partir de base teóricas, propostas para enfrentar tais questões e problemas. A base teórica da pesquisa é formada por estudos como os de Tzvetan Todorov (1982), Teresa Colomer (2013), Antônio Candido (2011), Rildo Cosson (2006) e da teoria do conto, com autores como Nádia Battella Gotlib (2000), Nelly Novaes Coelho (2000), Câmara Cascudo (2004), entre outros. Com apoio nos citados pesquisadores da teoria do ensino e da teoria do conto, apresento uma proposta de intervenção pedagógica para as séries de transição do ensino fundamental (6º ano), com vistas a despertar maior interesse dos alunos pela literatura e contribuir com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The main objective of this dissertation is to build a proposal for pedagogical intervention, with the aim of awakening students' interest and taste for literary reading based on fairy tales and, consequently, contributing to the advancement of the reading competence of students in the 6th year of elementary School. It is about proposing work with the aforementioned literary genre in the format of pedagogical workshops, in which definitions, characteristics, types, reading, interpretation and production of fairy tales are worked on. The research is of a bibliographic nature for the purpose of theoretical analyzes that support the proposal and of qualitative bias, in which the identified problem is analyzed, that is, the difficulty of literary reading in the transition from the initial phase of fundamental education to the next phase, as well as as of an applied nature by presenting, from a theoretical basis, proposals to face such questions and problems. The theoretical basis of the research is formed by studies such as those by Tzvetan Todorov (1982), Teresa Colomer (2013), Antônio Candido (2011), Rildo Cosson (2006) and short story theory, with authors such as Nádia Battella Gotlib (2000), Nelly Novaes Coelho (2000), Câmara Cascudo (2004), among others. With the support of the aforementioned researchers of teaching theory and story theory, we present a proposal for a pedagogical intervention for the transition series of elementary school (6th year), with a view to awakening greater interest in literature in students and contributing to the improvement of teaching-learning process.
Keywords: Literatura - Ensino fundamental
Leitura literária
Gênero literário
Contos de fadas
Oficinas pedagógicas
Formação de leitor literário
Literature - Elementary education
Literary reading
Literary genre
Fairy tale
Pedagogical workshops
Literary reader training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36614
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIETE ABRANTE DE ABREU. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. CFP 2023.pdfEliete Abrante de Abreu. Dissertação PROFLETRAS. CFP 2023.2.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.