Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36615
Title: Gamificação em textos multimodais no desenvolvimento da compreensão leitora.
Other Titles: Gamification in multimodal texts in the development of reading comprehension.
???metadata.dc.creator???: ARRAIS, Francisco Tadeu Teófilo
???metadata.dc.contributor.advisor1???: UCHÔA, Sayonara Abrantes de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CABRAL, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira.
Keywords: Ensino de leitura;Compreensão de leitura;Habilidade de leitura - Ensino fundamental;Gênero discursivo;Gêneros multimodais;Gamificação leitora;Interpretação de textos;Teaching reading;Reading comprehension;Reading ability - Elementary school;Discursive genre;Multimodal genres;Reader gamification;Text interpretation
Issue Date: 15-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARRAIS, Francisco Tadeu Teófilo. Gamificação em textos multimodais no desenvolvimento da compreensão leitora. 2023. 182f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação apresenta um estudo sobre os impactos da gamificação no processo de desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos do 9º ano, a partir de textos multimodais. Para tanto, selecionamos o infográfico como gênero base para esta investigação. A dificuldade em interpretar textos, sejam verbais, não verbais ou híbridos, apresenta-se como problemática desta pesquisa. O objetivo deste estudo é analisar os impactos das estratégias gamificadas de ensino de leitura, por meio de textos multimodais, no desenvolvimento de habilidades leitoras dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental (Anos Finais) da Escola de Ensino Infantil e Fundamental professor Maria Isolaína Fernandes Gonçalves (Tempo de Avançar). Esta pesquisa recorreu, no que se refere às concepções de leitura, aos estudos de Elias e Koch (2017), entre outros; no que concerne à concepção de gênero discursivo, alicerçamo-nos em Bakhtin (2016) e Marcuschi (2008); em se tratando do ensino de estratégias de leitura, buscamos base em Solé (1998) e Kleiman (2017 e 2022); no que tange à metodologia da gamificação, buscamos subsídio em Eugenio (2020) e Alves (2015), dentre outros estudiosos que fundamentaram todos os conceitos basilares que norteiam esta pesquisa. O presente estudo utiliza-se da abordagem quanti-qualitativa, do tipo pesquisa-ação, de caráter interpretativista e interventivo, tendo como lócus a Escola de Ensino Infantil e Fundamental Professora Maria Isolaina Ferndandes Gonçalves (Tempo de Avançar). Os resultados mostraram que, a partir da mediação do ensino com base em oficinas gamificadas com textos multimodais, observou-se a melhoria da participação e engajamento dos colaboradores nas atividades desenvolvidas, evidenciando, ainda, a eficiência das estratégias gamificadas no desenvolvimento da compreensão leitora dos educandos.
Abstract: This dissertation presents a study on the impacts of gamification on the development process of reading comprehension among 9th-grade students, based on multimodal texts. To this end, we selected the infographic as the genre basis for this investigation. The difficulty in interpreting texts, whether verbal, non-verbal, or hybrid, emerges as the problematic aspect of this research. The aim of this study is to analyze the impacts of gamified reading teaching strategies, through multimodal texts, on the development of reading skills of 9th-grade students in Elementary School (Final Years) at the professora Maria Isolaína Fernandes Gonçalves Elementary and Primary School (Tempo de Avançar). Regarding the conceptions of reading, this research draws on the studies of Elias and Koch (2017), among others; concerning the conception of discursive genre, we are based on Bakhtin (2016) and Marcuschi (2008); regarding the teaching of reading strategies, we draw on Solé (1998) and Kleiman (2017 and 2022); concerning the methodology of gamification, we draw on Eugenio (2020) and Alves (2015), among other scholars who have grounded all the fundamental concepts that guide this research. This study utilizes a quantitative-qualitative approach, of the action research type, with an interpretivist and interventionist character, having as its locus the Professora Maria Isolaina Ferndandes Gonçalves Elementary and Primary School (Tempo de Avançar). The results showed that, through the mediation of teaching based on gamified workshops with multimodal texts, there was an improvement in the participation and engagement of the participants in the activities developed, also highlighting the efficiency of gamified strategies in the development of students' reading comprehension.
Keywords: Ensino de leitura
Compreensão de leitura
Habilidade de leitura - Ensino fundamental
Gênero discursivo
Gêneros multimodais
Gamificação leitora
Interpretação de textos
Teaching reading
Reading comprehension
Reading ability - Elementary school
Discursive genre
Multimodal genres
Reader gamification
Text interpretation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36615
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO TADEU TEÓFILO ARRAIS. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. CFP 2023.pdfFrancisco Tadeu Teófilo Arrais. Dissertação PROFLETRAS. CFP 2023.6.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.