Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36615
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARRAIS, FRANCISCO TADEU TEÓFILO.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7789846158940428pt_BR
dc.contributor.advisor1UCHÔA, Sayonara Abrantes de Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDUCHOA, Sayonara A. de Oliveira.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8483738213524765pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.-
dc.contributor.referee2CABRAL, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira.-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta um estudo sobre os impactos da gamificação no processo de desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos do 9º ano, a partir de textos multimodais. Para tanto, selecionamos o infográfico como gênero base para esta investigação. A dificuldade em interpretar textos, sejam verbais, não verbais ou híbridos, apresenta-se como problemática desta pesquisa. O objetivo deste estudo é analisar os impactos das estratégias gamificadas de ensino de leitura, por meio de textos multimodais, no desenvolvimento de habilidades leitoras dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental (Anos Finais) da Escola de Ensino Infantil e Fundamental professor Maria Isolaína Fernandes Gonçalves (Tempo de Avançar). Esta pesquisa recorreu, no que se refere às concepções de leitura, aos estudos de Elias e Koch (2017), entre outros; no que concerne à concepção de gênero discursivo, alicerçamo-nos em Bakhtin (2016) e Marcuschi (2008); em se tratando do ensino de estratégias de leitura, buscamos base em Solé (1998) e Kleiman (2017 e 2022); no que tange à metodologia da gamificação, buscamos subsídio em Eugenio (2020) e Alves (2015), dentre outros estudiosos que fundamentaram todos os conceitos basilares que norteiam esta pesquisa. O presente estudo utiliza-se da abordagem quanti-qualitativa, do tipo pesquisa-ação, de caráter interpretativista e interventivo, tendo como lócus a Escola de Ensino Infantil e Fundamental Professora Maria Isolaina Ferndandes Gonçalves (Tempo de Avançar). Os resultados mostraram que, a partir da mediação do ensino com base em oficinas gamificadas com textos multimodais, observou-se a melhoria da participação e engajamento dos colaboradores nas atividades desenvolvidas, evidenciando, ainda, a eficiência das estratégias gamificadas no desenvolvimento da compreensão leitora dos educandos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleGamificação em textos multimodais no desenvolvimento da compreensão leitora.pt_BR
dc.date.issued2023-12-15-
dc.description.abstractThis dissertation presents a study on the impacts of gamification on the development process of reading comprehension among 9th-grade students, based on multimodal texts. To this end, we selected the infographic as the genre basis for this investigation. The difficulty in interpreting texts, whether verbal, non-verbal, or hybrid, emerges as the problematic aspect of this research. The aim of this study is to analyze the impacts of gamified reading teaching strategies, through multimodal texts, on the development of reading skills of 9th-grade students in Elementary School (Final Years) at the professora Maria Isolaína Fernandes Gonçalves Elementary and Primary School (Tempo de Avançar). Regarding the conceptions of reading, this research draws on the studies of Elias and Koch (2017), among others; concerning the conception of discursive genre, we are based on Bakhtin (2016) and Marcuschi (2008); regarding the teaching of reading strategies, we draw on Solé (1998) and Kleiman (2017 and 2022); concerning the methodology of gamification, we draw on Eugenio (2020) and Alves (2015), among other scholars who have grounded all the fundamental concepts that guide this research. This study utilizes a quantitative-qualitative approach, of the action research type, with an interpretivist and interventionist character, having as its locus the Professora Maria Isolaina Ferndandes Gonçalves Elementary and Primary School (Tempo de Avançar). The results showed that, through the mediation of teaching based on gamified workshops with multimodal texts, there was an improvement in the participation and engagement of the participants in the activities developed, also highlighting the efficiency of gamified strategies in the development of students' reading comprehension.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36615-
dc.date.accessioned2024-07-15T14:44:39Z-
dc.date.available2024-07-15-
dc.date.available2024-07-15T14:44:39Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de leiturapt_BR
dc.subjectCompreensão de leiturapt_BR
dc.subjectHabilidade de leitura - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.subjectGêneros multimodaispt_BR
dc.subjectGamificação leitorapt_BR
dc.subjectInterpretação de textospt_BR
dc.subjectTeaching readingpt_BR
dc.subjectReading comprehensionpt_BR
dc.subjectReading ability - Elementary schoolpt_BR
dc.subjectDiscursive genrept_BR
dc.subjectMultimodal genrespt_BR
dc.subjectReader gamificationpt_BR
dc.subjectText interpretationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARRAIS, Francisco Tadeu Teófilo-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGamification in multimodal texts in the development of reading comprehension.pt_BR
dc.identifier.citationARRAIS, Francisco Tadeu Teófilo. Gamificação em textos multimodais no desenvolvimento da compreensão leitora. 2023. 182f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO TADEU TEÓFILO ARRAIS. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. CFP 2023.pdfFrancisco Tadeu Teófilo Arrais. Dissertação PROFLETRAS. CFP 2023.6.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.