Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36620
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | A experiência diaspórica dos narradores da africanidade na modernidade tardia fez com que estes desenvolvessem sua identidade cultural e a entendessem como um posicionamento individual, um lugar assumido, um caráter transitório de identificação, processo resultante de formações e deformações históricas específicas e realidades peculiares. E é em meio a esse contexto que a música – enquanto fenômeno global –, serve de suporte para as narrativas vindas da cultura do atlântico negro, redefinindo a identidade cultural e o sentimento de pertencer através dos deslocamentos territoriais. Desse modo, a proposta é explorar os modos como as questões pertinentes à transcultura, no que dizem respeito à raça, nacionalidade, etnia, africanidade e negritude, estão presentes na música de Chico César e inseridas nos processos sociais e midiáticos da arte popular, bem como investigar o modo com que suas composições refletem a condição do negro na história e por fim analisar como suas “re-identificações simbólicas” estabelecem os nexos com as culturas diaspóricas no âmbito dos produtos da cultura de massa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Literatura. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | A poética africanista nas canções de Chico César e as “re-identificações simbólicas”: diáspora, música e identidade. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36620 | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-15T16:24:37Z | - |
dc.date.available | 2024-07-15 | - |
dc.date.available | 2024-07-15T16:24:37Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Chico César - Cantor compositor Paraibano | pt_BR |
dc.subject | Chico César - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Música e identidade | pt_BR |
dc.subject | Poética africanista - música de Chico césar | pt_BR |
dc.subject | Música paraibana | pt_BR |
dc.subject | Diáspora | pt_BR |
dc.subject | Africanidade | pt_BR |
dc.subject | Negritude | pt_BR |
dc.subject | Transcultura | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira - música | pt_BR |
dc.subject | Chico César - Singer-songwriter from Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Chico César - criticism and interpretation | pt_BR |
dc.subject | Music and identity | pt_BR |
dc.subject | Africanist poetics - music by Chico César | pt_BR |
dc.subject | Paraíba music | pt_BR |
dc.subject | Africanity | pt_BR |
dc.subject | Blackness | pt_BR |
dc.subject | Transculture | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian culture - music | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SANTOS, Kywza Joanna Fideles Pereira dos. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Africanist poetics in Chico César’s songs and “symbolic re-identifications”: diaspora, music and identity. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SANTOS, Kywza Joanna Fideles Pereira dos. A poética africanista nas canções de Chico César e as “re-identificações simbólicas”: diáspora, música e identidade. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 08: História do Negro no Brasil. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-8 9674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36620 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 08: História do Negro no Brasil |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A POÉTICA AFRICANISTA NAS CANÇÕES DE CHICO CÉSAR - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 8 2008.pdf | A poética africanista nas canções de Chico César e as “re-identificações simbólicas”: diáspora, música e identidade. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 8 2008 | 432.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.