Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36653
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, R. M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6107356708140208pt_BR
dc.contributor.referee1MOURA, Ana Célia Clementino.-
dc.contributor.referee2BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.-
dc.description.resumoEste trabalho investiga a respeito da produção de textos escritos nas aulas de Língua Portuguesa, na turma do 7ª ano B da escola pública Tomé Francisco da Silva, em Quixaba (PE). Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, explicativa e qualitativa com base nos procedimentos da pesquisa-ação, uma vez que há a participação ativa do pesquisador e a interação deste com os colaboradores, buscando Identificar a/s concepção/es de escrita em textos de estudantes do 7º ano de uma escola pública do município de Quixaba – PE., com vistas à produção de uma Proposta de Intervenção para trabalhar estas dificuldades com a escrita em sala de aula na Educação Básica. O universo da pesquisa é constituído por quarenta textos produzidos pelos alunos da referida escola e turma, sendo que destes textos cinco produções foram escolhidas para análise. O arcabouço teórico que sustenta a pesquisa centra-se nas contribuições da Linguística Textual e Enunciativa, com base nos estudos de Antunes (2009), Kleiman (1989), Ruiz (2001), Marcuschi (2008), Menegassi (2010), Carvalho e Ferrarezi Jr. (2015) além da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), que orientam o trabalho com a linguagem. A pesquisa sobre as concepções e vivências da escrita na educação básica trouxe- nos proposições com ênfase na abordagem do processamento e produção de textos, mais especificamente, do gênero crônica, gênero esse apropriado para a narração de fatos do cotidiano dos estudantes e para um trabalho dinâmico e produtivo com a língua em sala de aula. Ao final da pesquisa através da análise de dados coletados (textos escritos pelos alunos antes e depois das intervenções do professor), constatamos que a produção processual de textos ainda não é realizada sistematicamente na escola colaboradora, e que a mesma pode ser eficaz para amenizar as dificuldades identificadas em relação à escrita. A análise dessa pesquisa culminou na proposição de um Caderno com Oficinas de Escrita para auxiliar o professor de Língua Portuguesa nas aulas de produção de textos escritos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleProdução de textos escritos na educação básica: concepções, vivências e proposições.pt_BR
dc.date.issued2024-03-15-
dc.description.abstractThe work with the written texts production in the Portuguese language classes, in the 7th year B class at the Tomé Francisco da Silva public school, in Quixaba (PE). This is an applied, study explanatory and qualitative research based on action research procedures, since there is the active participation of the researcher and his interaction with collaborators, seeking to identify the conception/s of writing in texts from 7th year students at a public school in the municipality of Quixaba – PE., with a view to producing an Intervention Proposal to work on these difficulties with writing in the Basic Education classroom. The research universe was made up of forty texts produced by students from this school and class, and five productions were chosen from these texts for analysis. The theoretical framework that supports the research focuses on the contributions of Textual and Enunciative Linguistics, based on studies by Antunes (2009), Kleiman (1989), Ruiz (2001), Marcuschi (2008), Menegassi (2010), Carvalho and Ferrarezi Jr. (2015) in addition to the National Common Curricular Base (BRASIL, 2018), which guide work with language.The research on the conceptions and experiences of writing in basic education brought us propositions with an emphasis on the approach to the processing and production of texts, more specifically, of the chronicle genre appropriate for the narration of facts from students' daily lives and for a work dynamic and productive with language in the classroom. At the end of the research, through the analysis of collected data (texts written by students before and after the teacher's interventions), we conclude that the procedural production of texts is not yet carried out systematically in the collaborating school, and that it can be effective in alleviating the difficulties identified in relation to writing. The analysis of this research culminated in the proposal of a Notebook with Writing Workshops to assist Portuguese language teachers in classes on the production of written texts.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36653-
dc.date.accessioned2024-07-16T13:44:08Z-
dc.date.available2024-07-16-
dc.date.available2024-07-16T13:44:08Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectLinguística textualpt_BR
dc.subjectLinguística enunciativapt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectText productionpt_BR
dc.subjectTextual linguisticspt_BR
dc.subjectEnunciative linguisticspt_BR
dc.subjectLinguisticspt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Cristiane Patrícia de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProduction of written texts in basic education: concepts, experiences and propositions.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Cristiane Patrícia de. Produção de textos escritos na educação básica: concepções, vivências e proposições. 2024. 107f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRISTIANE PATRÍCIA DE LIMA. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. CFP 2024.pdfCristiane Patrícia de Lima. Dissertação PROFLETRAS. CFP 2024.1.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.