Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36676
Title: Os círculos de leitura como recurso pedagógico para o estimulo à leitura de clássicos literários em sala de aula da EJA (8º e 9º): propostas de oficinas com romances de formação.
Other Titles: Reading circles as a pedagogical resource to encourage the reading of literary classics in the EJA classroom (8th and 9th): proposals for workshops with training novels.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Alexandra Maria de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DIAS, Daise Lilian Fonseca.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Elri Bandeira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
Keywords: Literatura e ensino;Leitura literária;Letramento literário;Círculo de letras - Aulas;Romance de formação;Oficinas de leituras;Caderno de atividades - Oficinas de leitura;Leitor literário;Educação de Jovens e Adultos;Formação de leitores;Literature and teaching;Literary reading;Literary literacy;Circle of letters - Classes;Formation romance;Reading workshops;Activity book - Reading workshops;Literary reader;Youth and Adult Education;Reader training
Issue Date: 18-Mar-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, Alexandra Maria de. Os círculos de leitura como recurso pedagógico para o estimulo à leitura de clássicos literários em sala de aula da EJA (8º e 9º): propostas de oficinas com romances de formação. 2024. 145f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem por objetivo discorrer sobre a importância da leitura e seu impacto na formação de leitores literários no contexto de EJA (Educação de Jovens e Adultos - Ensino Fundamental), na perspectiva do letramento literário. Nesse cenário, o objetivo geral é apresentar uma proposta de intervenção para as aulas do Círculo de Leitura, utilizando obras clássicas da literatura “universal”. Para tanto, elaboramos um caderno de atividades com propostas de oficinas de leitura, tomando como base a Sequência Básica de Cosson (2021), adaptando-a para estudos com dois romances ingleses que compartilham a mesma forma e conteúdo semelhante, por serem Romances de Formação. As obras são as adaptações de David Copperfield (1850), de Charles Dickens, por Hildegard Feist, e Jane Eyre (1847), de Charlotte Brontë, por Miécio Táti. Acreditamos que as discussões sobre a formação de jovens e adultos que ambas as obras ensejam, através dos tropos próprios do Romance de Formação (orfandade, viagens, tutores, estudos, desilusão amorosa, integração social), contribuem para o processo de identificação do público leitor da EJA, uma vez que esses romances tratam dos desafios da vida nos mais variados aspectos, e mostram como os estudos auxiliam no progresso pessoal dos protagonistas. Assim, essa proposta de intervenção pode ampliar e enriquecer a interação autor-texto-leitor, estimulando a prática da leitura literária, ao tempo em que promove o letramento literário para alunos da EJA, um público marcado por dificuldades sociais, emocionais e intelectuais, em razão dos problemas que os levaram à abandonar e retornar à escola. Como suporte crítico-teórico, recorremos aos pressupostos de Cosson (2021), Solé (2018), Soares (2020), Zilbermam (2012), Maas (2000), dentre outros.
Abstract: This research aims at discussing about the importance of reading and its impact on the formation of literary readers in the context of the Brazilian teaching program called EJA (Educa- tion for Youth and Adults – Elementary Level), from the perspective of the literary literacy. In this scenario, the general objective is to present an interventional proposal for the Reading Circle classes, with classic works of “universal” literature. For such an enterprise, we developed a reading activity book with workshop proposals, based on the Basic Sequence of Cos- son (2021), about two English novels that share the same form and similar content, for they are Bildungsromane. They are the adaptations of Charles Dickens’s David Copperfield (1850), by Hildegard Feist, and Charlotte Brontë’s Jane Eyre (1847), by Miércio Táti. We believe the discussions about the formation of youth and adults that both works deal with, through the typical tropes of the Bildungsroman (orphanage, travels, tutors, studying, love problems, social integration), help the reading audience of EJA to identify with the dramas of the protagonists, since these novels are about the challenges of life in their many aspects, and both show how studying help the protagonists in their personal progress. Thus, this interven- tion proposal can broaden and enrich the interactions author-text-reader, stimulating the practice of literary reading, as well as promoting literary literacy for EJA students, an audience marked by social, emotional and intellectual difficulties, due to the problems that led them to leave and return to school. For our critical and theoretical support, we looked for the assumptions of Cosson (2021), Solé (2018), Soares (2020), Zilbermam (2012), Maas (2000), among others.
Keywords: Literatura e ensino
Leitura literária
Letramento literário
Círculo de letras - Aulas
Romance de formação
Oficinas de leituras
Caderno de atividades - Oficinas de leitura
Leitor literário
Educação de Jovens e Adultos
Formação de leitores
Literature and teaching
Literary reading
Literary literacy
Circle of letters - Classes
Formation romance
Reading workshops
Activity book - Reading workshops
Literary reader
Youth and Adult Education
Reader training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36676
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALEXANDRA MARIA DE ANDRADE. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. CFP 2024.pdfAlexandar Maria de Andrade. Dissertação PROFLETRAS. 2024.2.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.