Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36678
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.-
dc.contributor.advisor1IDFERREIRA JUNIOR, Nelson.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4132315893586224pt_BR
dc.contributor.referee1FIGUEIRÊDO, Ferdinando de Oliveira.-
dc.contributor.referee2JOCA, Alexandre Martins.-
dc.description.resumoO ensino de Literatura é permeado por desafios, dentre eles a carência do texto literário nos anos finais do Ensino Fundamental. Destarte, quase sempre o texto literário é trabalhado com objetivos voltados a análises gramaticais e linguísticas.Diante do exposto, este estudo apresenta como objetivo geral valorizar as preferências leitoras/ficcionais dos alunos dos anos finais do ensino fundamental a partir do gosto por narrativas seriadas audiovisuais, pois acreditamos que a conexão entre as vivências cotidianas dos estudantes com a escolha do texto literário oportunizará experiências exitosas no processo de aproximação entre o discente e o mundo leitor. Os objetivos específicos são traçados da seguinte maneira: I) identificar quais as narrativas seriadas audiovisuais são populares entre os alunos; II) desenvolver estratégias pedagógicas de escolha do texto literário com base nos temas das narrativas seriadas audiovisuais favoritas dos alunos; III) discutir sobre as contribuições e relevância de se considerar o gosto dos alunos na formação do leitor; IV) elaborar um catálogo pedagógico que aproxime as vivências dos estudantes com o texto literário a partir do gosto por narrativas seriadas audiovisuais. A metodologia foi pautada em uma pesquisa bibliográfica e de natureza aplicada e explicativa, a investigação é caracterizada como uma abordagem qualitativa. Para fundamentar nossa pesquisa, refletimos acerca da leitura literária na escola à luz dos letramentos literários/ficcionais A pesquisa está pautada principalmente nos postulados de Antônio Cândido (1995/2010), Rildo Cosson (2009), Mirian Zappone e Nascimento (2019) e Regina Zilberman (2009). Como produto resultante dessa pesquisa, construímos um catálogo pedagógico de correspondência entre narrativas seriadas audiovisuais e textos literários considerando o mundo do aluno, para então escolher o texto literário adequado ao gosto do discente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleDas narrativas seriadas audiovisuais à literatura: reconhecimento e valorização das preferências leitoras dos alunos.pt_BR
dc.date.issued2024-03-26-
dc.description.abstractTeaching Literature is permeated by challenges, including the lack of literary texts in the final years of Elementary School. Therefore, literary texts are almost always worked on with objectives focused on grammatical and linguistic analysis. Given the above, this study's general objective is value students’ reading/fictional preferences in the final years of elementary school based on their taste for audiovisual serial narratives, as we believe that the connection between the daily experiences of students with the choice of literary text will provide successful experiences in the process of bringing the student closer to the reading world. The specific objectives are outlined as follows: I) identify which audiovisual serial narratives are popular among students; II) develop pedagogical strategies for choosing literary texts based on the themes of students’ favorite audiovisual serial narratives; III) discuss the contributions and relevance of considering students' tastes in reader training; IV) develop a pedagogical catalog that brings students' experiences with literary texts closer to their taste for audiovisual serial narratives. The methodology was based on bibliographical research and of an applied and explanatory nature, the investigation is characterized as a qualitative approach. To support our research, we reflect on literary reading at school in the light of literary/fictional literacies. The research is mainly based on the postulates of Antônio Cândido (1995/2010), Rildo Cosson (2009), Mirian Zappone e Nascimento (2019) Regina Zilberman (2009). As a product resulting from this research, we built a pedagogical catalog of correspondence between audiovisual serial narratives and literary texts to consider the student's world, and then choose the literary text suitable to the student's taste.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36678-
dc.date.accessioned2024-07-17T13:28:27Z-
dc.date.available2024-07-17-
dc.date.available2024-07-17T13:28:27Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectTexto literáriopt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectNarrativa seriada audiovisualpt_BR
dc.subjectPreferência leitorapt_BR
dc.subjectLiteratura - Ensino fundamental - Anos finaispt_BR
dc.subjectLiterary textpt_BR
dc.subjectTeaching literaturept_BR
dc.subjectAudiovisual serial narrativept_BR
dc.subjectReader preferencept_BR
dc.subjectLiterature - Elementary school - Final yearspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Ana Maria.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom audiovisual serial narratives to literature: recognition and appreciation of students' reading preferences.pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Ana Maria. Das narrativas seriadas audiovisuais à literatura: reconhecimento e valorização das preferências leitoras dos alunos. 2024. 134f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA MARIA PEREIRA. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. CFP 2024.pdfAna Maria Pereira. Dissertação PROFLETRAS. CFP 2024.2.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.