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dc.creator.IDLEITE, Layane Alvespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5139987230636512pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVEIRA, Nathalie Barros da Mota.-
dc.contributor.advisor1IDSILVEIRA, Nathalie B. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1179494888200977pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Kátia Medeiros de.-
dc.contributor.referee2MEDEIROS, Wellington Gomes de.-
dc.contributor.referee3VILELA, Diêgo Breno Leal.-
dc.description.resumoA segmentação por gênero dos brinquedos infantis contribui para a propagação de estereótipos e preconceitos entre as crianças. Tendo em vista que os pais são os principais responsáveis pela seleção e aquisição desses objetos, eles também colaboram para a perpetuação do sistema binário feminino/masculino. Nesse contexto, o design emerge como uma ferramenta capaz de transmitir os significados relacionados ao gênero presentes na sociedade para os bens de consumo. Portanto, o objetivo deste trabalho consiste em analisar a percepção dos pais em relação à segmentação de gênero nos brinquedos infantis, buscando compreender como esses brinquedos comunicam e reforçam estereótipos de gênero a partir de seus significados. A pesquisa é básica de caráter exploratório descritivo e abordagem qualitativa. Para a investigação, foram selecionados e analisados brinquedos infantis disponíveis no mercado. Em seguida, foi utilizado o procedimento de grupo focal, o que permitiu a interação entre a pesquisadora e um grupo de pais. Foi adotado o método da Análise de Conteúdo para interpretação dos dados. Os resultados apontam que os aspectos visuais e funcionais do design, as experiências sociais, a indústria cultural e o marketing são eixos temáticos que atuam na construção e comunicação de estereótipos de gênero. Os participantes da pesquisa demonstraram estar cientes da existência dessa categorização e expressaram opiniões que, por vezes, discordavam com o estabelecido pelo mercado. Em geral, os pais apresentaram ter mais dificuldade para identificar os brinquedos considerados neutros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqDesignpt_BR
dc.titleSignificados de gênero nos brinquedos infantis: influências e percepções parentaispt_BR
dc.date.issued2024-02-23-
dc.description.abstractThe genre segmentation of children’s toys contributes to the propagation of stereotypes and prejudice among children. Since parents are the main responsible people to select and buy these objects, they also collaborate with the perpetuation of the female/male binary system. In this context, the design emerges as a tool capable of conveying the meanings related to the genre present in society to the consumer goods. Therefore, the objective of this work is to analyze the perception of parents in relation to the genre segmentation in the children’s toys, searching for ways to comprehend how these toys communicate and reinforce genre stereotypes from their meanings. The research is characterized as a descriptive exploratory one and also from a qualitative approach. For that, children toys available in the market were selected and analyzed. Then, a focus group procedure was used, which allowed the interaction between the group of parents and the researcher. The Content Analysis method was used for data interpretation. The results show that the visual and functional aspects of the design, the social experiences, the cultural industry and the marketing are thematic axes that work in the construction and communication of genre stereotypes. The participants of the research demonstrated to be aware of the existence of this categorization and express opinions that, sometimes, were in disagreement from what is proposed by the market. In general, parents seem to have more difficulties when identifying the toys considered as neutral.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36704-
dc.date.accessioned2024-07-18T13:56:09Z-
dc.date.available2024-07-18-
dc.date.available2024-07-18T13:56:09Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectcultura materialpt_BR
dc.subjectsignificado dos artefatospt_BR
dc.subjectrelações de poderpt_BR
dc.subjectgêneropt_BR
dc.subjectBrinquedos infantispt_BR
dc.subjectmaterial culturept_BR
dc.subjectmeaning of the artifactspt_BR
dc.subjectchildren toyspt_BR
dc.subjectrelation of powerpt_BR
dc.subjectgenrept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLEITE, Layane Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGender meanings in children's toys: influences and Parental Perceptionspt_BR
dc.identifier.citationLEITE, Layane Alves. Significados de gênero nos brinquedos infantis: influências e percepções parentais. 2024. 222 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologias, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
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LAYANE ALVES LEITE - DISSERTAÇÃO (PPGDesign) 2024.pdf6.29 MBAdobe PDFView/Open


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