Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36707
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1DIAS, Daise Lilian Fonseca.-
dc.contributor.advisor1IDDIAS, D. L. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4229082666899564pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é pesquisar e refletir sobre a importância do letramento literário no contexto escolar da Educação de Jovens e Adultos (EJA- Ensino Fundamental), visando construir um caderno de leitura literária, com obras escritas por mulheres negras, na tentativa de utilizar aspectos do feminismo (negro) no texto literário como recurso pedagógico para o desenvolvimento da leitura crítica, e inclusão das questões de gênero em turmas de 8º e 9º ano da Educação de Jovens e Adultos. Dessa forma, pretendemos oportunizar práticas de leituras em sala de aula com obras de autoras negras da África e do Brasil, que tratam de questões femininas negras, denunciam o racismo estrutural, contestam a supremacia do patriarcado, resistem a diversos tipos de violências e encorajam outras mulheres a lutar por justiça social. As obras selecionadas são o conto “No seu pescoço” (2009), da nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie; o cordel “Maria Firmina dos Reis” (2020), da cearense Jarid Arraes; a crônica “A menina linda” (2022), da mineira Cidinha da Silva, e o diário Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), da mineira Carolina Maria de Jesus. Selecionamos estas autoras por serem referências a nível nacional e/ou internacional de representatividade negra tanto no aspecto literário quanto social e ainda por tratarem de gêneros literários diversificados e temáticas que vão ao encontro das vivências dos educandos da EJA. Eles são estudantes com déficit nas habilidades de leitura e em condições vulneráveis que buscam na educação a subversão das exclusões sociais que enfrentam. Nossa proposta de intervenção está fundamentada em discussões sobre processos de alfabetização, letramento, multiletramentos, letramento literário e na relevância da leitura para construção de uma sociedade mais crítica e humana. Além disso, discutimos questões voltadas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), como os desafios que essa modalidade enfrenta para promover uma educação inclusiva e transformadora. Ademais, suscitamos discussões sobre o feminismo negro na literatura, como uma estratégia de valorização racial e de gênero por ser uma dívida dos programas de estudos, mas presentes no cotidiano dos estudantes. Diante do exposto, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, com base no método científico dialético, visando reunir, explorar e discutir as principais teorias sobre ensino de literatura, no contexto da escola pública, numa perspectiva dialógica e social, promovendo a conscientização sobre as questões presentes no corpus. Dessa forma, Como produto desse estudo, propomos um caderno de atividades de leitura com obras de diferentes gêneros literários a fim de auxiliar os professores a abrirem as portas da sala de aula com estratégias de leitura engajadoras para que os estudantes utilizem esses gêneros como instrumento de formação humana e apreciação literária, agregando valor ao contexto social em que estão inseridos. Para tanto, contamos como o aporte teórico de Soares (2021), Kleiman (1995), Cosson (2021), Cope e Kalantzis (2000), Mortatti (2006), Colomer (2007), Candido (1989), Freire (1983), Duarte (2003), Adichie (2009), Arraes (2020), Jesus (1960), Silva (2022), dentre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleCaderno de atividades sobre a mulher na literatura: promovendo o letramento literário no 8º e 9º ano da Educação De Jovens e Adultos (EJA) – Ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2024-03-18-
dc.description.abstractThe objective of this study is to research and reflect on the importance of literary literacy in the school context of Youth and Adult Teaching (EJA – Elementary Level), aiming at building a book of literary activities about works of black female writers, as an attempt to use aspects of black female feminism in the literary text as a pedagogical resource for the developemnt of a critical reading, and insertion of gender issues in classes of 8th and 9th grades of Youth and Adults Education (EJA). We intend to providing opportunities for reading practices in the classroom with literary works by black female authors from Africa and Brazil, who deal with black female issues, denounce structural racism, question the supremacy of patriarchy, resist various types of violence and encourage other women to fight for social justice. The selected works are the short-story “The thing around your neck” (2009), by the Nigerian Chimamanda Ngozi Adichie; the cordel “Heroínas negras brasileiras: em 15 cordéis” (2020), by Jarid Arraes; the chronicle “A menina linda e outras crônicas” (2022), by Cidinha da Silva, and the diary Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), by Carolina Maria de Jesus. We selected these female writers because they are references in national and international levels of black representativity in the literary and social aspects and also because they deal with diferent and divesified literary genres and themes that are linked to the life experiences of many EJA students. These students lack some reading skills and came from vulnerable life conditions and seek in education the subversion of the social exclusions they face. Our intervention proposal is supported by studies on literacy processes, literacy, multiliteracies, literary literacy and the relevance of reading for building a more critical and humane society. Furthermore, we discuss issues related to Youth and Adult Education (EJA), such as the challenges this modality faces in promoting inclusive and transformative education. We also raise a debate about black feminism in literature, as a strategy of racial and gender valorization as it is a debt of study programs, but present in the students' daily lives. In view of the above, we developed a bibliographical research, based on the dialectical scientific method, aiming at gathering, exploring and discussing the main theories on literary teaching, in the context of public schools, from a dialogic and social perspective, in addition to seeking solutions to the issues present in the corpus. As a product of this study, we propose a book of reading activities with works from different literary genres in order to help teachers open the doors of the classroom with engaging reading strategies so that students use these genres as an instrument of human and literary appreciation, adding to the social context in which they are inserted. For such discussions, we count with the theoretical contributions of Soares (2021), Kleiman (1995), Cosson (2021), Cope e Kalantzis (2000), Mortatti (2006), Colomer (2007), Candido (1989), Freire (1983), Duarte (2003), Adichie (2009), Arraes (2020), Jesus (1960), Silva (2022), among others.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36707-
dc.date.accessioned2024-07-18T14:16:46Z-
dc.date.available2024-07-18-
dc.date.available2024-07-18T14:16:46Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subjectFeminismo Negropt_BR
dc.subjectDesigualdade racialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectCaderno de leitura literáriapt_BR
dc.subjectMulheres negras na literaturapt_BR
dc.subjectLiteratura e ensinopt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectTeaching literaturept_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectYouth and Adult Education (EJA)pt_BR
dc.subjectBlack Feminismpt_BR
dc.subjectRacial inequalitypt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectLiterary reading notebookpt_BR
dc.subjectBlack women in literaturept_BR
dc.subjectLiterature and teachingpt_BR
dc.subjectLiterary readingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Antônia Patrícia de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeActivity booklet on women in literature: promoting literary literacy in the 8th and 9th year of Youth and Adult Education (EJA) – Elementary school.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Antônia Patrícia de Sousa. Caderno de atividades sobre a mulher na literatura: promovendo o letramento literário no 8º e 9º ano da Educação De Jovens e Adultos (EJA) – Ensino fundamental. 2024. 138f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTÔNIA PATRÍCIA DE SOUSA COSTA. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. CFP 2024.pdfAntônia Patrícia de Sousa Costa. Dissertação PROFLETRAS. CFP 2024.2.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.