Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36737
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMOURA, A. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1022088225978570pt_BR
dc.contributor.advisor1DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.contributor.advisor1IDDANTAS, Nozângela Maria Rolim.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3332721010337685pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2LOPES, Wiama de Jesus Freitas.-
dc.description.resumoO ensino de leitura e escrita textual tem se dissociado da realidade social do aluno, configurando um problema porque o texto se torna produto apenas para obtenção de nota, não motivando o aluno a aprimorar as práticas de leitura e de produção textual escrita, interferindo significativamente na compreensão do texto como instrumento das práticas sociais fundamentais à comunicação humana, ou ainda, e de forma mais grave, servindo de instrumentalização para o mercado de trabalho precarizado. Trazendo para o “chão da sala de aula”, a interação acontece principalmente entre professor-aluno/aluno-professor/aluno-aluno e deve fomentar nesses sujeitos os sentimentos de empatia e de respeito à dignidade humana, promovendo a inclusão escolar. Este trabalho se caracteriza como pesquisa bibliográfica e tem como objetivo geral desenvolver estratégias coerentes com a proposta da Educação Inclusiva para o ensino de leitura e escrita, bem como o desenvolvimento dessas práticas pelos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de escola do campo. Esse objetivo se concretiza com a construção de caderno de sequência didática que tem a notícia como gênero a ser explorado nas oficinas. Por ser um gênero textual muito presente no cotidiano das pessoas é capaz de aproximar as atividades de sala de aula à realidade do aluno. Para alcançar esse objetivo, investigou-se na BDTD a literatura acadêmica publicada no intervalo de 2017 a 2022 que versasse sobre os temas: Educação Inclusiva, Educação do Campo e ensino de leitura e escrita. Também fundamentam a pesquisa trabalhos de autores como Antunes, Arroyo, Bakhtin, Mantoan e Mançano Fernandes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleEnsino de leitura e escrita voltado para educandos dos anos finais do ensino fundamental em escolas do campo, na perspectiva da educação inclusiva.pt_BR
dc.date.issued4-01-28-
dc.description.abstractThe teaching of reading and writing has become dissociated from the student's social reality, posing a problem because the text becomes a product just to obtain a grade, not motivating the student to improve reading and written textual production practices, significantly interfering with the understanding the text as an instrument of social practices fundamental to human communication, or even, and more seriously, installed instrumentalization for the precarious job market. Bringing it to the “classroom floor”, the interaction takes place mainly between teacher-student/student-teacher/student-student and should encourage feelings of empathy and respect for human dignity in these subjects, promoting school inclusion. This work is characterized as bibliographical research and its general objective is to develop strategies consistent with the Inclusive Education proposal for teaching reading and writing, as well as the development of these practices by students in the final years of Elementary School at rural schools. This objective is achieved with the construction of a didactic sequence notebook that has news as a genre to be explored in the workshops. As it is a textual genre very present in people's daily lives, it is able to bring classroom activities closer to the student's reality. To achieve this objective, the BDTD investigated academic literature published between 2017 and 2022 that dealt with the themes: Inclusive Education, Rural Education and teaching reading and writing. They also support the research of works by authors such as Antunes, Arroyo, Bakhtin, Mantoan and Mançano Fernandes.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36737-
dc.date.accessioned2024-07-19T15:09:54Z-
dc.date.available2024-07-19-
dc.date.available2024-07-19T15:09:54Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEnsino de leitura e escritapt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectGênero - Notíciapt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.subjectTeaching reading and writingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOURA, Antonio Alberlandio de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching reading and writing aimed at students in the final years of elementary school in rural schools, from the perspective of inclusive education.pt_BR
dc.identifier.citationMOURA, Antonio Alberlandio de.Ensino de leitura e escrita voltado para educandos dos anos finais do ensino fundamental em escolas do campo, na perspectiva da educação inclusiva. 2023. 125f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTONIO ALBERLANDIO DE MOURA. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. CFP 2023.pdfAntonio Alberlandio de Moura. Dissertação PROFLETRAS. CFP 2023.2.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.