Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36773
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBENICIO, Janne Eiry de Araujo.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2499209640958502pt_BR
dc.contributor.advisor1QUEIROGA, Marcílio Garcia de.-
dc.contributor.advisor1IDQUEIROGA, M. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1587726556477554pt_BR
dc.contributor.referee1FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.-
dc.contributor.referee2SILVA, Rosângela Neres Araújo da.-
dc.description.resumoA presente pesquisa aborda reflexões sobre a leitura literária nos anos finais do ensino fundamental e sua implicação para a formação de leitores críticos. Destacamos a necessidade de estreitar laços entre o aluno e o texto literário, através da promoção de um ambiente motivador dentro da sala de aula que instigue o prazer pela leitura. O objetivo primordial desse estudo reside em discutir o gênero crônica humorística como ferramenta para despertar o gosto pela leitura e auxiliar na formação de leitores literários críticos. Partimos da hipótese de que as crônicas de humor atraem a atenção dos estudantes, pois, com base em pesquisas já realizadas e em decorrência das experiências vivenciadas em sala de aula nos anos finais do ensino fundamental, é perceptível a identificação dos discentes com o gênero, dada a sua estrutura concisa, bem como os temas voltados ao cotidiano que propiciam o envolvimento dos estudantes, ocasionando momentos de muita interação. Dialogamos com autores como Solé (2014), Koch (2018), Kleiman (1999), Soares (2012), Silva (2008), no que se refere às concepções de leitura, Cosson (2020), Zilberman (2010), Dalvi (2013), Amorim (2022), concernentes ao letramento literário, Candido (1992), Sá (2008), Coutinho (2004), Moisés (1967), relacionados ao gênero crônica, Possenti (1998), Bergson (2018), Propp (1992) em relação ao humor, dentre outros, que servirão de aporte teórico para as reflexões empreendidas ao longo desse estudo. A metodologia adotada corresponde a uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Para o desenvolvimento das atividades, elaboramos uma proposta pedagógica de intervenção didática em sala de aula, voltadas à turmas do nono do ensino fundamental, sendo empregados, com as devidas adaptações, os modelos das unidades de leitura de Silva (2008), com as etapas da constatação, cotejo ou reflexão e transformação, bem como a sequência básica de Cosson (2020), com as fases de motivação, introdução, leitura e interpretação, colaborando assim, para a formação de leitores literários proficientes. Após as discussões, os resultados desta pesquisa apontam que as crônicas humorísticas se configuram como uma alternativa viável à formação de leitores literários, tendo em vista que, além de propiciar o deleite, corroboram para a ampliação dos seus níveis de compreensão textual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleLiteratura na escola: crônicas humorísticas na formação de leitores literários.pt_BR
dc.date.issued2024-04-26-
dc.description.abstractThis research addresses reflections on literary reading in the final years of elementary school and its implications for the formation of critical readers. We highlight the need to strengthen ties between the student and the literary text, through the promotion of a motivating environment within the classroom that instills pleasure in reading. The primary objective of this study lies in discussing the humorous chronicle genre as a tool to awaken a taste for reading and assist in the formation of critical literary readers. We start from the hypothesis that humorous chronicles attract the attention of students, because, based on research already carried out and as a result of experiences in the classroom in the final years of elementary school, the identification of students with the gender is noticeable, given its concise structure, as well as the themes focused on everyday life that encourage student involvement, causing moments of great interaction. We dialogued with authors such as Solé (2014), Koch (2018), Kleiman (1999), Soares (2012), Silva (2008), with regard to conceptions of reading, Cosson (2020), Zilberman (2010), Dalvi (2013), Amorim (2022), concerning literary literacy, Candido (1992), Sá (2008), Coutinho (2004), Moisés (1967), related to the chronicle genre, Possenti (1998), Bergson (2018), Propp (1992) in relation to humor, among others, which will serve as theoretical support for the reflections undertaken throughout this study. The methodology adopted corresponds to a bibliographical research, with a qualitative approach and applied in nature. For the development of the activities, we developed a pedagogical proposal for didactic intervention in the classroom, aimed at the ninth classes of elementary school, using, with due adaptations, the models of Silva's reading units (2008), with the steps of observation, comparison or reflection and transformation, as well as the basic sequence of Cosson (2020), with the phases of motivation, introduction, reading and interpretation, thus contributing to the formation of proficient literary readers. After the discussions, the results of this research indicate that humorous chronicles are a viable alternative to the training of literary readers, considering that, in addition to providing delight, they contribute to the expansion of their levels of textual understanding.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36773-
dc.date.accessioned2024-07-22T12:41:51Z-
dc.date.available2024-07-22-
dc.date.available2024-07-22T12:41:51Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLeitor literáriopt_BR
dc.subjectLiteratura – Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectFormação do leitor literáriopt_BR
dc.subjectCrônicas humorísticaspt_BR
dc.subjectLeitor críticopt_BR
dc.subjectGênero literário – Crônicaspt_BR
dc.subjectLiterary readerpt_BR
dc.subjectLiterature – Elementary educationpt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectTraining of the literary readerpt_BR
dc.subjectHumorous chroniclespt_BR
dc.subjectCritical readerpt_BR
dc.subjectLiterary genre – Chroniclespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBENICIO, Janne Eiry de Araujo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiterature at school: humorous chronicles in the formation of literary readers.pt_BR
dc.identifier.citationBENICIO, Janne Eiry de Araujo. Literatura na escola: crônicas humorísticas na formação de leitores literários. 2024. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANNE EIRY DE ARAUJO BENICIO. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. CFP 2024.pdfJanne Eiry de Araújo Benicio. Dissertação PROFLETRAS. CFP 2024.1.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.