Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36775
Title: Práticas de leitura em suportes digitais: reflexões e propostas ao professor do ensino fundamental do 6º ao 9º ano.
Other Titles: Reading practices on digital media: reflections and proposals for elementary school teachers from 6th to 9th grade.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Josianne Ricarte de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MOURA, Ana Célia Clementino.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
Keywords: Tecnologias digitais;Multiletramento digital;Metodologia ativa;Tecnologia móvel;Prática de leitura – Suporte digital;Leitura na escola;Formação do leitor – Ensino fundamental;Digital technologies;Digital multiliteracy;Active methodology;Mobile technology;Reading practice – Digital support;Reading at school;Reader training – Elementary education
Issue Date: 15-Mar-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Josianne Ricarte de. Práticas de leitura em suportes digitais: reflexões e propostas ao professor do ensino fundamental do 6º ao 9º ano. 2024. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: Diante da grande influência das tecnologias digitais, sobretudo da tecnologia móvel em nosso meio social, a utilização de suportes digitais em sala de aula proporciona novos espaços de aprendizagem. Além dos ambientes presenciais, os espaços digitais podem estimular os estudantes a aprenderem ativamente. Sob essa perspectiva, o objetivo deste estudo é analisar o uso dos suportes digitais, mais especificamente, o uso do celular enquanto importante ferramenta para as aulas de Língua Portuguesa, no tocante ao desenvolvimento de habilidades e competências do eixo da leitura em turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Dessa forma, delineamos reflexões referentes à leitura, ao ensino, aos múltiplos letramentos e, também, às tecnologias digitais. Realizamos um levantamento em bancos de dados e analisamos os estudos que discorrem sobre o uso de ferramentas digitais para o trabalho com a leitura. Classificamos esse estudo como uma pesquisa-ação e bibliográfica, de natureza aplicada, descritiva, com abordagem qualitativa. Quanto ao aporte teórico, a pesquisa está fundamentada, principalmente, à luz das teorias de Antunes (2003), Behrens (2013), Coscarelli (2016), Geraldi (2006), Gómez (2015), Kenski (2003), Kock e Elias (2017), Masetto (2013), Merije (2012), Moran (2013), Ribeiro (2007), Rojo (2013) e Solé (1998). Ademais, a pesquisa leva em consideração as contribuições dos documentos norteadores da educação como, a Base Nacional Comum Curricular (2018), as diretrizes de políticas para aprendizagem móvel, proposta pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (2014), entre outras. Como produto final, elaboramos um caderno pedagógico, composto por cinco oficinas, com base na exploração dos recursos oferecidos pelo celular, utilizando aplicativos digitais como suporte para professores do ensino fundamental II, com o propósito de ampliar as possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da leitura. Dessa forma, esperamos contribuir com o trabalho docente e com a formação leitora dos alunos.
Abstract: Given the great influence of digital technologies, especially mobile technology in our social environment, the use of digital media in the classroom provides new learning spaces. In addition to in-person environments, digital spaces can encourage students to learn actively. From this perspective, the objective of this study is to analyze the use of digital media, more specifically, the use of cell phones as an important tool for Portuguese language classes, with regard to the development of skills and competencies in the reading axis in classes from 6th to 9th year of elementary school. In this way, we outline reflections regarding reading, teaching, multiple literacies and, also, digital technologies. We carried out a survey of databases and analyzed studies that discuss the use of digital tools to work with reading. We classify this study as action and bibliographical research, of an applied, descriptive nature, with a qualitative approach. As for the theoretical contribution, the research is based mainly on the theories of Antunes (2003), Behrens (2013), Coscarelli (2016), Geraldi (2006), Gómez (2015), Kenski (2003), Kock and Elias (2017), Masetto (2013), Merije (2012), Moran (2013), Ribeiro (2007), Rojo (2013) and Solé (1998). Furthermore, the research takes into account the contributions of education guiding documents such as the National Common Curricular Base (2018), the policy guidelines for mobile learning, proposed by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (2014), among others. As a final product, we created a pedagogical notebook, composed of five workshops, based on the exploration of the resources offered by cell phones, using digital applications as support for elementary school II teachers, with the purpose of expanding the possibilities in the teaching and learning process of reading. In this way, we hope to contribute to the teaching work and the reading training of students.
Keywords: Tecnologias digitais
Multiletramento digital
Metodologia ativa
Tecnologia móvel
Prática de leitura – Suporte digital
Leitura na escola
Formação do leitor – Ensino fundamental
Digital technologies
Digital multiliteracy
Active methodology
Mobile technology
Reading practice – Digital support
Reading at school
Reader training – Elementary education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36775
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSIANNE RICARTE DE ARAÚJO. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. CFP 2024.pdfJosianne Ricarte de Araújo. Dissertação PROFLETRAS. CFP 2024.3.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.