Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36777
Title: A interação face a face no aqui e agora da sala de aula: processos de mediação em eventos de leitura no 9º ano do ensino fundamental.
Other Titles: Face-to-face interaction in the here and now of the classroom: mediation processes in reading events in the 9th year of elementary school
???metadata.dc.creator???: PEREIRA, Maria do Ó Felix.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SALES, Laurênia Souto.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
Keywords: Sociolinguística;Leitura e mediação;Sociolinguística Interacionista Escolar;Mediação de leitura;Eventos de leitura;Leitura – Ensino Fundamental;Sociolinguistics;Reading and mediation;School Interactionist Sociolinguistics;Reading mediation;Reading Events;Reading – Elementary School
Issue Date: 20-Mar-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA, Maria do Ó Felix. A interação face a face no aqui e agora da sala de aula: processos de mediação em eventos de leitura no 9º ano do ensino fundamental. 2024. 265f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: A leitura é uma atividade complexa que exige do leitor a capacidade de mobilizar conhecimentos linguísticos, textuais, enciclopédicos e contextuais. Para se tornar leitor competente, o aluno precisa desenvolver habilidades que necessitam do auxílio do professor. Por esse viés, o presente trabalho tem como temática a leitura e a mediação docente na educação básica. O objetivo é analisar como ocorrem os processos de mediação em leitura na sala de aula de 9º Ano do Ensino Fundamental, a fim de elaborar uma proposta de intervenção que contribua para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos. Para atingir esse objetivo, articulamos conceitos da Sociolinguística Interacionista Escolar no que respeita às pistas de contextualização implicadas aos processos de mediação em leitura na sala de aula; identificamos e descrevemos pistas de contextualização nos eventos de leitura observados; verificamos se os processos de mediação nos eventos de leitura em sala de aula constituem estratégias relevantes para o desenvolvimento da formação leitora do aluno, o que contribuiu para elaborarmos um Guia de Orientações Pedagógicas em Leitura para docentes do 9º ano do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica foi a Teoria da Sociolinguística Interacionista Escolar, desenvolvida por Bortoni-Ricardo (2005), que busca compreender a interação face a face no aqui e agora da sala de aula. Trata-se de uma investigação etnográfica escolar, pois busca identificar o que acontece no dia a dia da rotina de leitura escolar, por meio da observação que, posteriormente, foi descrita e analisada. A abordagem da pesquisa é qualitativa, pois procura entender fenômenos em um contexto. O campo de pesquisa foi uma sala de aula de 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Arruda Câmara, na cidade de Pombal-PB. A constituição do corpus compreendeu as transcrições de cinco aulas de leitura. As categorias de análise foram as pistas de contextualização linguísticas e extralinguísticas. Para isso, os eventos de leitura foram gravados para que pudéssemos analisar quais foram as pistas de contextualização existentes e se elas contribuíram para a produção de sentidos nos textos trabalhados e colaboram para o desenvolvimento da formação leitora do aluno. Os resultados indicam que os processos de mediação em leitura ocorreram por meio das pistas de contextualização produzidas na interação e que tais pistas funcionaram como estratégias eficientes para o desenvolvimento de competências leitoras significativas. Para a construção de sentidos do texto, as estratégias de mediação com uso das pistas de contextualização favorecem ao uso das estratégias de leitura propostas por Solé (1998). Como produto, elaboramos um Guia de Orientações Pedagógicas em Leitura para o 9º Ano do Ensino Fundamental, com estratégias de mediação, direcionado a profissionais docentes de Língua Portuguesa, bem como a alunos dos cursos de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. O material está composto de atividades que podem ser adaptadas aos outros anos do Ensino Fundamental e às séries do Ensino Médio.
Abstract: Reading is a complex activity that requires the reader to be able to mobilize linguistic, textual, encyclopedic and contextual knowledge. In order to become a competent reader, the student needs to develop skills that require the teacher's assistance. In this line of discussion, the present work has as theme reading and teacher mediation in basic education. It aims to analyze how the mediation processes in reading occur in the 9th grade classroom of Elementary Education, in order to develop an intervention proposal that contributes to the development of students' reading competence. To achieve this objective, we articulated concepts from Interactionist Sociolinguistics in Education as regards contextualization cues involved in the mediation processes in reading in the classroom; we identified and described contextualization cues in the observed reading events. We checked whether the mediation processes in reading events in the classroom constitute relevant strategies for the development of students' reading skills, wich contributed to the creation of a Guide to Pedagogical Guidances on Reading for 9th grade teachers of Basic Education. The theoretical basis was the Interactionist Sociolinguistics in Education developed by Bortoni-Ricardo (2005), which aims to understand face-to-face interaction in the here and now at classroom. This is a education ethnographic research, as it aims to identify what happens in the day-to-day routine of education reading through observation, which was later described and analyzed.The research approach is qualitative, as it seeks to understand phenomena in a context. The research field was a 9th grade classroom of elementary education of the State School Arruda Câmara in the city of Pombal-PB. The constitution of the corpus included the transcriptions of five reading classes. The categories of analysis were the linguistic and extralinguistic contextualization cues. For this purpose, the reading events were recorded so that we could analyze what were the existing contextualization cues and if they contributed to the production of meanings in the texts studied and collaborate for the development of the students' reading formation. The results indicate the mediation processes in reading occurred through the contextualization cues produced in interaction and that such cues functioned as efficient strategies for the development of significant reading skills. For the construction of meanings of the text, the mediation strategies with the use of contextualization cues favor the use of the reading strategies proposed by Solé (1998). As a product, we made a Guide to Pedagogical Guidances on Reading for the 9th grade of Elementary Education, with mediation strategies, aimed at Portuguese Language teaching professionals, as well as students of the Language Studies courses - Portuguese Language. The material is composed of activities that can be adapted to other grades of basic education.
Keywords: Sociolinguística
Leitura e mediação
Sociolinguística Interacionista Escolar
Mediação de leitura
Eventos de leitura
Leitura – Ensino Fundamental
Sociolinguistics
Reading and mediation
School Interactionist Sociolinguistics
Reading mediation
Reading Events
Reading – Elementary School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36777
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DO Ó FELIX PEREIRA. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. CFP 2024.pdfMaria do Ó Felix Pereira. Dissertação PROFLETRAS. CFP 2024.31.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.