Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36777
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEREIRA, M. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1368890515390141pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646917365525968pt_BR
dc.contributor.referee1SALES, Laurênia Souto.-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.-
dc.description.resumoA leitura é uma atividade complexa que exige do leitor a capacidade de mobilizar conhecimentos linguísticos, textuais, enciclopédicos e contextuais. Para se tornar leitor competente, o aluno precisa desenvolver habilidades que necessitam do auxílio do professor. Por esse viés, o presente trabalho tem como temática a leitura e a mediação docente na educação básica. O objetivo é analisar como ocorrem os processos de mediação em leitura na sala de aula de 9º Ano do Ensino Fundamental, a fim de elaborar uma proposta de intervenção que contribua para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos. Para atingir esse objetivo, articulamos conceitos da Sociolinguística Interacionista Escolar no que respeita às pistas de contextualização implicadas aos processos de mediação em leitura na sala de aula; identificamos e descrevemos pistas de contextualização nos eventos de leitura observados; verificamos se os processos de mediação nos eventos de leitura em sala de aula constituem estratégias relevantes para o desenvolvimento da formação leitora do aluno, o que contribuiu para elaborarmos um Guia de Orientações Pedagógicas em Leitura para docentes do 9º ano do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica foi a Teoria da Sociolinguística Interacionista Escolar, desenvolvida por Bortoni-Ricardo (2005), que busca compreender a interação face a face no aqui e agora da sala de aula. Trata-se de uma investigação etnográfica escolar, pois busca identificar o que acontece no dia a dia da rotina de leitura escolar, por meio da observação que, posteriormente, foi descrita e analisada. A abordagem da pesquisa é qualitativa, pois procura entender fenômenos em um contexto. O campo de pesquisa foi uma sala de aula de 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Arruda Câmara, na cidade de Pombal-PB. A constituição do corpus compreendeu as transcrições de cinco aulas de leitura. As categorias de análise foram as pistas de contextualização linguísticas e extralinguísticas. Para isso, os eventos de leitura foram gravados para que pudéssemos analisar quais foram as pistas de contextualização existentes e se elas contribuíram para a produção de sentidos nos textos trabalhados e colaboram para o desenvolvimento da formação leitora do aluno. Os resultados indicam que os processos de mediação em leitura ocorreram por meio das pistas de contextualização produzidas na interação e que tais pistas funcionaram como estratégias eficientes para o desenvolvimento de competências leitoras significativas. Para a construção de sentidos do texto, as estratégias de mediação com uso das pistas de contextualização favorecem ao uso das estratégias de leitura propostas por Solé (1998). Como produto, elaboramos um Guia de Orientações Pedagógicas em Leitura para o 9º Ano do Ensino Fundamental, com estratégias de mediação, direcionado a profissionais docentes de Língua Portuguesa, bem como a alunos dos cursos de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. O material está composto de atividades que podem ser adaptadas aos outros anos do Ensino Fundamental e às séries do Ensino Médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleA interação face a face no aqui e agora da sala de aula: processos de mediação em eventos de leitura no 9º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2024-03-20-
dc.description.abstractReading is a complex activity that requires the reader to be able to mobilize linguistic, textual, encyclopedic and contextual knowledge. In order to become a competent reader, the student needs to develop skills that require the teacher's assistance. In this line of discussion, the present work has as theme reading and teacher mediation in basic education. It aims to analyze how the mediation processes in reading occur in the 9th grade classroom of Elementary Education, in order to develop an intervention proposal that contributes to the development of students' reading competence. To achieve this objective, we articulated concepts from Interactionist Sociolinguistics in Education as regards contextualization cues involved in the mediation processes in reading in the classroom; we identified and described contextualization cues in the observed reading events. We checked whether the mediation processes in reading events in the classroom constitute relevant strategies for the development of students' reading skills, wich contributed to the creation of a Guide to Pedagogical Guidances on Reading for 9th grade teachers of Basic Education. The theoretical basis was the Interactionist Sociolinguistics in Education developed by Bortoni-Ricardo (2005), which aims to understand face-to-face interaction in the here and now at classroom. This is a education ethnographic research, as it aims to identify what happens in the day-to-day routine of education reading through observation, which was later described and analyzed.The research approach is qualitative, as it seeks to understand phenomena in a context. The research field was a 9th grade classroom of elementary education of the State School Arruda Câmara in the city of Pombal-PB. The constitution of the corpus included the transcriptions of five reading classes. The categories of analysis were the linguistic and extralinguistic contextualization cues. For this purpose, the reading events were recorded so that we could analyze what were the existing contextualization cues and if they contributed to the production of meanings in the texts studied and collaborate for the development of the students' reading formation. The results indicate the mediation processes in reading occurred through the contextualization cues produced in interaction and that such cues functioned as efficient strategies for the development of significant reading skills. For the construction of meanings of the text, the mediation strategies with the use of contextualization cues favor the use of the reading strategies proposed by Solé (1998). As a product, we made a Guide to Pedagogical Guidances on Reading for the 9th grade of Elementary Education, with mediation strategies, aimed at Portuguese Language teaching professionals, as well as students of the Language Studies courses - Portuguese Language. The material is composed of activities that can be adapted to other grades of basic education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36777-
dc.date.accessioned2024-07-22T14:33:29Z-
dc.date.available2024-07-22-
dc.date.available2024-07-22T14:33:29Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectLeitura e mediaçãopt_BR
dc.subjectSociolinguística Interacionista Escolarpt_BR
dc.subjectMediação de leiturapt_BR
dc.subjectEventos de leiturapt_BR
dc.subjectLeitura – Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectSociolinguisticspt_BR
dc.subjectReading and mediationpt_BR
dc.subjectSchool Interactionist Sociolinguisticspt_BR
dc.subjectReading mediationpt_BR
dc.subjectReading Eventspt_BR
dc.subjectReading – Elementary Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Maria do Ó Felix.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFace-to-face interaction in the here and now of the classroom: mediation processes in reading events in the 9th year of elementary schoolpt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Maria do Ó Felix. A interação face a face no aqui e agora da sala de aula: processos de mediação em eventos de leitura no 9º ano do ensino fundamental. 2024. 265f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DO Ó FELIX PEREIRA. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. CFP 2024.pdfMaria do Ó Felix Pereira. Dissertação PROFLETRAS. CFP 2024.31.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.