Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36781
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, I. R. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio.-
dc.contributor.advisor1IDCAMPOS, L. M. R. Sampaiopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4584896935221260pt_BR
dc.contributor.referee1GUERRERO, Dalton Dario Serey.-
dc.contributor.referee1IDGUERRERO, D. D. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2050632960242405pt_BR
dc.contributor.referee2MONGIOVI, Melina Mongiovi.-
dc.contributor.referee2IDMONGIOVI, M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7535849756393864pt_BR
dc.description.resumoA cidadania digital envolve o desenvolvimento de competências eficazes e éticas no uso das tecnologias, sempre respeitando princípios fundamentais, como privacidade, segurança e responsabilidade. A educação digital desempenha um papel crucial como parte integrante da cidadania digital, indo além do mero uso das tecnologias e sendo a base para a formação de cidadãos digitalmente conscientes. A educação digital é a chave para preparar as gerações presentes e futuras, capacitando-as a navegar com sucesso no mundo digital, compreender e aplicar as tecnologias de forma ética e eficaz. A crescente demanda no mercado de trabalho por profissionais com habilidades digitais destaca a importância da educação digital em todos os níveis, desde programas técnicos até a educação superior. A essência de uma aprendizagem eficaz reside na concepção de programas de capacitação envolventes, que não apenas desenvolvam habilidades técnicas, mas também promovam uma cidadania digital consciente. Dentro desse contexto, este trabalho tem como objetivo contribuir para a promoção da educação digital, fornecendo um guia prático repleto de orientações para o desenvolvimento de cursos, com metodologias ativas e no contexto de extensão, que gerem um impacto significativo na comunidade da cidade de Campina Grande.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleOrientações para educação digital baseada em metodologias ativas com impacto no entorno de Campina Grande.pt_BR
dc.date.issued2023-11-18-
dc.description.abstractDigital citizenship involves the development of effective and ethical skills in the use of technologies, always respecting fundamental principles, such as privacy, security and responsibility. Digital education plays a crucial role as an integral part of digital citizenship, going beyond the mere use of technologies and being the basis for the formation of digitally aware citizens. Digital education is key to preparing present and future generations, enabling them to successfully navigate the digital world, understand and apply technologies ethically and effectively. The growing demand in the job market for professionals with digital skills highlights the importance of digital education at all levels, fromtechnical programs to higher education. The essence of effective learning lies in designing engaging training programs that not only develop technical skills but also promote conscious digital citizenship. Within this context, this work aims to contribute to the promotion of digital education, providing a practical guide full of guidelines for the development of courses, with active methodologies and in the context of extension, which generate a significant impact on the community of the city of Campina Big.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36781-
dc.date.accessioned2024-07-22T16:10:32Z-
dc.date.available2024-07-22-
dc.date.available2024-07-22T16:10:32Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCidadania Digitalpt_BR
dc.subjectEducação Digitalpt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectDigital Citizenshippt_BR
dc.subjectDigital Educationpt_BR
dc.subjectActive Methodologiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Izabella Ribeiro de Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGuidelines for digital education based on active methodologies with impact in the surroundings of Campina Grande.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Izabella Ribeiro de Souza. Orientações para educação digital baseada em metodologias ativas com impacto no entorno de Campina Grande. 2023. 13 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IZABELLA RIBEIRO DE SOUZA SILVA-ARTIGO-CEEI-CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (2023).pdf257.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.