Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36797
Title: Bens culturais ensino de história e salvaguarda no Cariri: um diálogo necessário para a emergência do campo do patrimônio no ensino.
Other Titles: Cultural assets history teaching and safeguarding in Cariri: a necessary dialogue for the emergence of the field of heritage in teaching.
???metadata.dc.creator???: CONCEIÇÃO, Maria Telvira da.
Keywords: Patrimônio histórico;Educação patrimonial;Ensino de História;Patrimônio imaterial - Cariri Cearense;Cariri Cearense - patrimônio histórico;Salvaguarda;Historical heritage;Heritage education;Teaching History;Intangible heritage - Cariri Cearense;Cariri Cearense - historical heritage;Safeguard
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CONCEIÇÃO, Maria Telvira da. Bens culturais ensino de história e salvaguarda no Cariri: um diálogo necessário para a emergência do campo do patrimônio no ensino. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 13: História e Patrimônio Cultural. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36797
???metadata.dc.description.resumo???: A reflexão proposta é resultado parcial de uma pesquisa de iniciação científica em desenvolvimento na URCA e vinculada ao Departamento de História e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. A pesquisa tem como objetivo central discutir o papel e as contribuições do ensino de História atual no Cariri para salvaguarda do patrimônio imaterial local. Está sendo realizada em 10 (14) municípios do Cariri Cearense. E tem como interlocutores (41) professores de História que atuam no ensino básico, da rede publica e privada. A partir de um referencial teórico situado no campo da História cultural e de procedimentos metodológicos da história oral e análise documental, a problemática central da investigação parte do pressuposto que no contexto do Cariri o ensino de História precisa estabelecer formas de diálogo com a cultura imaterial local e suas políticas de salvaguarda e, atuar como elemento dinamizador na emergência do campo do patrimônio em sua dimensão educacional.
Keywords: Patrimônio histórico
Educação patrimonial
Ensino de História
Patrimônio imaterial - Cariri Cearense
Cariri Cearense - patrimônio histórico
Salvaguarda
Historical heritage
Heritage education
Teaching History
Intangible heritage - Cariri Cearense
Cariri Cearense - historical heritage
Safeguard
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36797
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 13: História e Patrimônio Cultural

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BENS CULTURAIS ENSINO DE HISTORIA E SALVAGUARDA NO CARIRI - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 13 2008.pdfBens culturais ensino de história e salvaguarda no Cariri - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 13 2008.257 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.