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Title: Cidade Laboratório: uma experiência de Educação Patrimonial.
Other Titles: City Laboratory: an experience in Heritage Education.
???metadata.dc.creator???: FRANÇA, Marluce Barbosa de.
COSTA, Maria José da Silva.
LIMA, Wallas Jefferson de.
Keywords: Cidade laboratório;Educação patrimonial;Preservação patrimonial;Extensão universitária;Universidade Potiguar - Natal - RN;Laboratory city;Heritage education;Heritage preservation;University Extension;Potiguar University - Natal - RN
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FRANÇA, Marluce Barbosa de; COSTA, Maria José da Silva; LIMA, Wallas Jefferson de. Cidade Laboratório: uma experiência de Educação Patrimonial. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 13: História e Patrimônio Cultural. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36801
???metadata.dc.description.resumo???: Esta comunicação é fruto do projeto de extensão da Universidade Potiguar denominado “Educação Patrimonial” realizado pelo curso de História da mesma instituição na cidade de Natal. O trabalho começou a ser desenvolvido no ano de 2004 e desde então vêm obtendo bons resultados com suas ações. É de fundamental importância que os meios acadêmicos abram um espaço para o debate a respeito da Educação Patrimonial, uma vez que esta temática é muitas vezes esquecida pelos próprios profissionais da área de História. É só através dos debates, dos questionamentos, das discussões e das críticas que o nosso trabalho vai sendo, aos poucos, aperfeiçoado. A importância do professor de História trabalhar o patrimônio cultural local em sua aula é de um valor inestimável, porque é só através deste trabalho que os educandos a vigoram sua ligação com as heranças culturais. Com o patrimônio cultural sendo discutido em sala de aula, os alunos compreendem o valor dos bens históricos materiais e imateriais, e a partir do momento em que dão o devido apreço a isso passam a valorizar a preservação dessa herança, fortalecendo sua identidade. Além disso, uma vez que a disciplina "Cultura do RN" tornou-se obrigatória em todas as escolas do Estado do Rio Grande do Norte, o patrimônio deve ser visto com outros olhos pelas autoridades públicas e principalmente pelos profissionais da área de História. Portanto, este trabalho justifica-se pelo fato de observar-mos a atual realidade escolar brasileira e a seriedade do tema. O objetivo de nosso projeto é sensibilizar a comunidade escolar para o valor do conhecimento Patrimônio cultural local. E quando nos referimos a comunidade escolar, não incluímos nesse grupo apenas os alunos. Os professores, a gestão da escola e até os pais são também personagens dessa história, e acabam por aprender junto conosco. Se conseguirmos fazer com que eles também se interessem por esse tema já teremos feito grandes avanços e um diferencial significativo na nossa educação.
Keywords: Cidade laboratório
Educação patrimonial
Preservação patrimonial
Extensão universitária
Universidade Potiguar - Natal - RN
Laboratory city
Heritage education
Heritage preservation
University Extension
Potiguar University - Natal - RN
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36801
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 13: História e Patrimônio Cultural

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CIDADE LABORATÓRIO - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 13 2008.pdfCidade Laboratório: uma experiência de Educação Patrimonial. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 13 2008222.9 kBAdobe PDFView/Open


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