Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36801
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEsta comunicação é fruto do projeto de extensão da Universidade Potiguar denominado “Educação Patrimonial” realizado pelo curso de História da mesma instituição na cidade de Natal. O trabalho começou a ser desenvolvido no ano de 2004 e desde então vêm obtendo bons resultados com suas ações. É de fundamental importância que os meios acadêmicos abram um espaço para o debate a respeito da Educação Patrimonial, uma vez que esta temática é muitas vezes esquecida pelos próprios profissionais da área de História. É só através dos debates, dos questionamentos, das discussões e das críticas que o nosso trabalho vai sendo, aos poucos, aperfeiçoado. A importância do professor de História trabalhar o patrimônio cultural local em sua aula é de um valor inestimável, porque é só através deste trabalho que os educandos a vigoram sua ligação com as heranças culturais. Com o patrimônio cultural sendo discutido em sala de aula, os alunos compreendem o valor dos bens históricos materiais e imateriais, e a partir do momento em que dão o devido apreço a isso passam a valorizar a preservação dessa herança, fortalecendo sua identidade. Além disso, uma vez que a disciplina "Cultura do RN" tornou-se obrigatória em todas as escolas do Estado do Rio Grande do Norte, o patrimônio deve ser visto com outros olhos pelas autoridades públicas e principalmente pelos profissionais da área de História. Portanto, este trabalho justifica-se pelo fato de observar-mos a atual realidade escolar brasileira e a seriedade do tema. O objetivo de nosso projeto é sensibilizar a comunidade escolar para o valor do conhecimento Patrimônio cultural local. E quando nos referimos a comunidade escolar, não incluímos nesse grupo apenas os alunos. Os professores, a gestão da escola e até os pais são também personagens dessa história, e acabam por aprender junto conosco. Se conseguirmos fazer com que eles também se interessem por esse tema já teremos feito grandes avanços e um diferencial significativo na nossa educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleCidade Laboratório: uma experiência de Educação Patrimonial.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36801-
dc.date.accessioned2024-07-22T18:59:28Z-
dc.date.available2024-07-22-
dc.date.available2024-07-22T18:59:28Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectCidade laboratóriopt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectPreservação patrimonialpt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectUniversidade Potiguar - Natal - RNpt_BR
dc.subjectLaboratory citypt_BR
dc.subjectHeritage educationpt_BR
dc.subjectHeritage preservationpt_BR
dc.subjectUniversity Extensionpt_BR
dc.subjectPotiguar University - Natal - RNpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFRANÇA, Marluce Barbosa de.-
dc.creatorCOSTA, Maria José da Silva.-
dc.creatorLIMA, Wallas Jefferson de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCity Laboratory: an experience in Heritage Education.pt_BR
dc.identifier.citationFRANÇA, Marluce Barbosa de; COSTA, Maria José da Silva; LIMA, Wallas Jefferson de. Cidade Laboratório: uma experiência de Educação Patrimonial. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 13: História e Patrimônio Cultural. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36801pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 13: História e Patrimônio Cultural

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CIDADE LABORATÓRIO - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 13 2008.pdfCidade Laboratório: uma experiência de Educação Patrimonial. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 13 2008222.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.