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Title: Patrimônio fotográfico: reservas cognitivas do Sertão.
Other Titles: Photographic heritage: cognitive reserves of the Sertão.
???metadata.dc.creator???: MELO, Evaneide Maria.
Keywords: Fotografia e História;Patrimônio fotográfico;Seridó potiguar - acervo fotográfico;Imagem e memória;História oral;Photography and History;Photographic heritage;Seridó Potiguar - photographic collection;Image and memory;Oral history
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MELO, Evaneide Maria. Patrimônio fotográfico: reservas cognitivas do Sertão. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 13: História e Patrimônio Cultural.. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36809
???metadata.dc.description.resumo???: A fotografia é patrimônio? O que determinados acervos fotográficos representam para as discussões patrimoniais? Como pensar os acervos fotográficos existentes no Seridó Potiguar na interrelação entre imagem, memória, história oral, lembranças, patrimônio sentimental de um tempo que se foi e não volta mais? Estas questões servem como princípios tangenciais nos quais se traça um percurso de significação de uma pesquisa. Pois, a fotografia revela visualmente aspectos da vida material, e aprofunda questões de ordem imaterial em um determinado tempo-espaço, em que a mais detalhada descrição verbal não consegueria dá conta. A narrativa fotográfica transmite e condensa com linguagem particular, uma multiplicidade de elementos, sendo uma mensagem que indica e contém simultaneamente índices de uma época, revelando elaborações arquitetônicas, formas de vestir, emprego de tecnologias, modos de selar à paz, valores de uso do trabalho, quadros de convivência social, obras públicas, meios de transportes, formas de sociabilidade, à exemplo. Assim, acredita-se que a imagem fotográfica se fundamenta na comunicação de um sistema sócio-cultural patrimonial material e imaterial sui generis. Desse modo, na tentativa de melhor equalizar a problematização, decidiu-se subdividir o artigo em dois tópicos, em que inicialmente se concentra a reflexão nos campos teóricos sobre fotografia como operação patrimonial, em que se busca correlacionamentos com o espaço de produção dos fotógrafos Heráclio Pires (1882 – 1958) e Zé Boinho (1932 – 2004), ambos ex-fotógrafos profissionais de Jardim do Seridó/RN/; a reflexão estará centrada muito mais na biografia de suas trajetórias, do que na discussão de seus acervos.
Keywords: Fotografia e História
Patrimônio fotográfico
Seridó potiguar - acervo fotográfico
Imagem e memória
História oral
Photography and History
Photographic heritage
Seridó Potiguar - photographic collection
Image and memory
Oral history
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36809
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 13: História e Patrimônio Cultural

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PATRIMÔNIO FOTOGRÁFICO - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 13 2008..pdfPatrimônio fotográfico: reservas cognitivas do Sertão. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 13 2008314.48 kBAdobe PDFView/Open


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