Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36814
Title: ViVagas UFCG: uma plataforma de gestão e centralização de projetos PD&I.
Other Titles: ViVagas UFCG: a platform for management and centralization of PD&I projects.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Leandra de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BRUNET, João Arthur Monteiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALMEIDA, Hyggo Oliveira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MONGIOVI, Melina Mongiovi.
Keywords: Processo Seletivo - Alocação de Discentes em Projetos;Website;Plataforma ViVagas UFCG;Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I);Sistema Web - Listagem de Vagas;Selection Process - Allocation of Students to Projects;Web Site;ViVagas UFCG Platform;Research, Development and Innovation (PD&I);Web System - Job Listing
Issue Date: 17-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Leandra de Oliveira. ViVagas UFCG: uma plataforma de gestão e centralização de projetos PD&I. 2023. 14 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: A Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação (UASC) possui 11 (onze) laboratórios focados em diversas áreas da tecnologia e estes adotam processos seletivos para alocação de discentes em seus projetos. A maioria das ofertas de vagas feitas pelos docentes para esses projetos é realizada via e-mail acadêmico, onde estas podem passar despercebidas por diferentes motivos e, além disso, não estão centralizadas em uma plataforma que contenha todas as chamadas para projetos. Portanto, há uma lacuna a ser resolvida principalmente no que diz respeito à gestão destas seleções, tanto pelos professores, quanto pelos alunos. Este trabalho tem a proposta de desenvolver o ViVagas, uma plataforma que tem como objetivo principal facilitar a gestão de todo o processo seletivo mencionado anteriormente. O ViVagas oferece funcionalidades tanto para professores quanto para alunos. Professores publicam vagas, buscam e filtram alunos com base em seus perfis e conhecimentos, e realizam o processo seletivo de forma eficiente. Já os alunos têm acesso à visualização de vagas disponíveis, podem filtrá-las com base em critérios como área de atuação e candidatar-se nas vagas disponíveis. A avaliação da plataforma foi realizada utilizando o Think Aloud Protocol, que consiste em um teste de pensamento em voz alta no qual o usuário faz uso do sistema. Além disso, testes foram realizados através da versão adaptada do questionário CSUQ com objetivo de recolher métricas de usabilidade de um dado sistema. Também foi utilizado a ferramenta Lighthouse que realiza auditorias automatizadas em páginas da web. Os resultados do Lighthouse indicaram áreas de otimização, mas destacaram a ótima acessibilidade, práticas de desenvolvimento e otimização. O CSUQ refletiu uma avaliação bastante positiva. Da mesma forma, o Think Aloud Protocol forneceu insights valiosos e clareza do fluxo de usabilidade. Em suma, a avaliação geral apontou para bons resultados e uma excelente usabilidade do ViVagas.
Abstract: The Systems and Computing Academic Unit (UASC) has 11 (eleven) laboratories focused on different areas of technology and they adopt selection processes to allocate students to their projects. The majority of vacancy offers made by professors for these projects are made via academic email, where they can go unnoticed for different reasons and, in addition, they are not centralized on a platform that contains all calls for projects. Therefore, there is a gap to be resolved mainly with regard to the management of these selections, both by teachers and students. This work aims to develop ViVagas, a platform whose main objective is to facilitate the management of the entire selection process mentioned above. ViVagas offers features for both teachers and students. Teachers publish vacancies, search for and filter students based on their profiles and knowledge, and carry out the selection process efficiently. Students have access to view available vacancies, can filter them based on criteria such as area of activity and apply for available vacancies. The platform was evaluated using the Think Aloud Protocol, which consists of a thinking aloud test in which the user uses the system. Furthermore, tests were carried out using the adapted version of the CSUQ questionnaire with the aim of collecting usability metrics for a given system. The Lighthouse tool was also used, which performs automated audits on web pages. Lighthouse results indicated areas for optimization, but highlighted great accessibility, development practices, and optimization. The CSUQ reflected a very positive assessment. Likewise, Think Aloud Protocol provided valuable insights and clarity of the usability flow. In short, the general evaluation pointed to good results and excellent usability of ViVagas.
Keywords: Processo Seletivo - Alocação de Discentes em Projetos
Website
Plataforma ViVagas UFCG
Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)
Sistema Web - Listagem de Vagas
Selection Process - Allocation of Students to Projects
Web Site
ViVagas UFCG Platform
Research, Development and Innovation (PD&I)
Web System - Job Listing
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36814
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEANDRA DE OLIVEIRA SILVA-ARTIGO-CEEI-CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (2023).pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.