Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36819
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDVIGOLVINO,L. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3838865550337190pt_BR
dc.contributor.advisor1GOMES, Herman Martins.-
dc.contributor.advisor1IDGOMES, H. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4223020694433271pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Eliane Cristina de.-
dc.contributor.referee1IDARAÚJO, E. C.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8032715047993974pt_BR
dc.contributor.referee2MONGIOVI, Melina Mongiovi.-
dc.contributor.referee2IDMONGIOVI, M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7535849756393864pt_BR
dc.description.resumoDurante o período da pandemia promovida pelo COVID-19, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizou quatro períodos letivos de forma remota para continuar as atividades de ensino. Este trabalho analisa o impacto dessa modalidade de ensino e sua influência no desempenho e no nível de aprendizado dos alunos do curso de Ciência da Computação. A pesquisa utilizou dados anonimizados de registro de matrículas de 2013 a 2022, concentrando-se nas disciplinas obrigatórias do curso. Inicialmente, o estudo analisa a evolução das médias das notas dos alunos ao longo dos períodos acadêmicos, destacando um aumento nas médias durante os períodos remotos. Além disso, a análise mostra uma diminuição no número de reprovações durante a pandemia em comparação com os períodos presenciais. O estudo também investiga, no regime remoto, as relações entre as disciplinas e o aproveitamento do aprendizado dos alunos. Utilizando métodos estatísticos, foram identificadas as disciplinas mais afetadas pelo ensino remoto, tanto positivamente quanto negativamente. Disciplinas como Teoria da Computação e Estatística Aplicada mostraram uma queda no desempenho, enquanto Teoria dos Grafos apresentou uma melhoria. Em conclusão, o estudo aponta para um impacto negativo no desempenho dos alunos após o período de ensino remoto, sugerindo que fatores como eventuais irregularidades nas avaliações remotas podem ter contribuído para esse resultado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleAnálise do impacto da pandemia no desempenho e nível de aprendizado dos alunos do Curso de Ciência da Computação da UFCG.pt_BR
dc.date.issued2023-11-17-
dc.description.abstractDuring the period of the pandemic promoted by COVID-19, the Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) held four academic periods remotely to continue teaching activities. This work analyzes the impact of this teaching modality and its influence on the performance and learning level of Computer Science students. The research used anonymized enrollment registration data from 2013 to 2022, focusing on the course's mandatory subjects. Initially, the study analyzed the evolution of students' average grades throughout academic periods, highlighting an increase in averages during remote periods. Furthermore, the analysis shows a decrease in the number of failures during the pandemic compared to in-person periods. The study also investigates the relationships between subjects and students' enjoyment of remote learning. Using statistical methods, the subjects most affected by remote teaching were identified, both positively and negatively. Subjects such as Teoria da Computação and Estatística Aplicada showed a drop in performance, while Teoria dos Grafos showed an improvement. In conclusion, the study points to a negative impact on student performance after the period of remote teaching, suggesting that factors such as possible irregularities in remote assessments may have contributed to this result.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36819-
dc.date.accessioned2024-07-23T15:43:55Z-
dc.date.available2024-07-23-
dc.date.available2024-07-23T15:43:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino Remoto – Pandemia da COVID-19pt_BR
dc.subjectEducação a Distância (EaD)pt_BR
dc.subjectEnsino Presencialpt_BR
dc.subjectTeste t de Student e Teste de Mann-Whitney Upt_BR
dc.subjectAnálise de Variância (ANOVA)pt_BR
dc.subjectRegressão Linearpt_BR
dc.subjectClusterizaçãopt_BR
dc.subjectRemote Teaching – COVID-19 Pandemicpt_BR
dc.subjectDistance Education (EaD)pt_BR
dc.subjectAnalysis of Variance (ANOVA)pt_BR
dc.subjectLinear Regressionpt_BR
dc.subjectClusteringpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVIGOLVINO, Lucas Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the impact of the pandemic on the performance and learning level of students of the Computer Science Course at UFCG.pt_BR
dc.identifier.citationVIGOLVINO, Lucas Alves. Análise do impacto da pandemia no desempenho e nível de aprendizado dos alunos do Curso de Ciência da Computação da UFCG. 2023. 12 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCAS ALVES VIGOLVINO-ARTIGO-CEEI-CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (2023).pdf421.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.