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Title: DigAI: A Chatbot Interface for Fashion Recommender Systems
Other Titles: DigAI: Uma Interface de Chatbot para Moda Sistemas de Recomendação
???metadata.dc.creator???: LANDIM, André Ricardo Dantas Bezerra.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MOURA, José Antão Beltrão.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: COSTA, Evandro de Barros.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMPELO, Cláudio Elízio Calazans
???metadata.dc.contributor.referee2???: VIEIRA, Thales Miranda de Almeida.
Keywords: . Fashion E-commerce;User Experience;Dialog System;Artificial Intelligence;Inteligência artificial;Sistema de diálogo;Experiência do Usuário;E-commerce de moda
Issue Date: 8-Feb-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LANDIM, André Ricardo Dantas Bezerra. DigAI: a chatbot interface for fashion recommender systems 2024. 61 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: A indústria da moda passou por uma transformação significativa nos últimos anos com o advento da tecnologia da informação e a proliferação das plataformas digitais. Essa mudança criou uma necessidade urgente de se comunicar efetivamente com os usuários e atender às suas necessidades de maneira personalizada e significativa. No entanto, o enorme tamanho dos catálogos de itens de moda e o número explosivo de combinações de produtos e preferências dos clientes levaram a um fenômeno conhecido como problema de sobrecarga de informações, que tende a degradar a experiência online dos clientes. Para mitigar os efeitos desse problema e melhorar a experiência online dos clientes, muitas empresas de moda implementam Sistemas de Diálogo (DS) como uma solução. Esses sistemas permitem que os usuários interajam com a plataforma e resolvam dúvidas sobre produtos, servindo como uma interface. No entanto, a complexidade da linguagem humana representa um desafio significativo para a eficácia e aceitação desses sistemas, particularmente em cenários orientados a tarefas e limitados ao contexto. O sucesso de um DS em entender a intenção de um usuário impacta diretamente sua experiência com o sistema. Por exemplo, um DS sofisticado, mas com baixo desempenho, pode ser pior do que uma solução muito mais simples (i.e. uma interface gráfica de usuário (GUI)). Como tal, projetar um sistema eficiente e confiável é fundamental para proporcionar experiências de usuário satisfatórias. Para enfrentar esse desafio, este trabalho tem como objetivo projetar, desenvolver e avaliar um chatbot chamado DigAI que sirva de interface para um sistema de recomendação que auxilie os usuários na busca de roupas. Para avaliar o desempenho, a usabilidade, os valores hedônicos e pragmáticos do chatbot, os usuários potenciais no Brasil avaliaram sua satisfação geral com a eficácia do chatbot em fornecer recomendações personalizadas em comparação com uma GUI mais simples. Essa avaliação nos permitirá identificar áreas de melhoria e refinar os recursos do chatbot. Este trabalho contribui para um esforço mais amplo de melhoria e personalização da experiência de compra online, aumentando assim a satisfação do cliente e impulsionando o crescimento dos negócios.
Abstract: The fashion industry has undergone a significant transformation in recent years with the advent of information technology and the proliferation of digital platforms. This change has created an urgent need to effectively communicate with users and address their needs in a personalized and meaningful way. However, the massive size of fashion item catalogs and the explosive number of product combinations and customer preferences have led to a phenomenon known as the information overload problem, which tends to degrade customers’ online experience. To mitigate the effects of this problem and improve customers’ online experience, many fashion businesses have implemented Dialog Systems (DS) as a solution. These systems allow users to interact with a platform and resolve product queries by serving as an interface. However, the complexity of human language poses a significant challenge to the effectiveness and acceptance of these systems, particularly in task-oriented and contextlimited scenarios. The success of a DS in understanding a user’s intent directly impacts their experience with the system. For instance, a sophisticated but poorly performing DS may be worse than a much simpler solution (e.g., a Graphical User Interface (GUI)). As such, designing an efficient and reliable system is critical to delivering satisfactory user experiences. To address this challenge, this work aims to design, develop and evaluate a chatbot called DigAI that serves as an interface for a recommendation system that assists users in finding clothing. To evaluate the chatbot’s performance, usability, hedonic and pragmatic values, potential users in Brazil assessed their overall satisfaction with the chatbot’s effectiveness in providing personalized recommendations as compared to a simpler GUI. This evaluation contributes to the broader effort to improve and personalize the online fashion shopping experience, thereby enhancing customer satisfaction and driving business growth.
Keywords: . Fashion E-commerce
User Experience
Dialog System
Artificial Intelligence
Inteligência artificial
Sistema de diálogo
Experiência do Usuário
E-commerce de moda
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36824
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