Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36839
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, L. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3522293375691289pt_BR
dc.contributor.advisor1TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.advisor1IDTORRES, D. X.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6913539254861756pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Andréia Ferreira da.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Aline Renata dos.-
dc.description.resumoA presente pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa História, Política e Gestão Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd), do Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O estudo investigou o processo de criação e implantação das políticas de responsabilização educacional no contexto do estado do Ceará, com foco na região do Cariri cearense, tendo como locus o município do Crato. A pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender como as políticas de responsabilização afetam a dinâmica escolar e o trabalho docente e os fatores que podem interferir nesse processo. Sobretudo, tem a intenção de ampliar a produção científica na área locus do município em estudo. Como objetivo geral desta investigação, almejamos compreender os desdobramentos das políticas de responsabilização no trabalho docente de professores da rede municipal do Crato-CE. Como objetivo específico, busca-se identificar as especificidades do objeto investigado em seus múltiplos movimentos, levando em conta os fatores ou processos sociais que contribuem para sua compreensão, com base no materialismo histórico-dialético (Netto, 2011; Cury, 1985). Os procedimentos metodológicos utilizados durante a pesquisa são a análise documental realizada a partir das leis e decretos que regulamentam as políticas de responsabilização, no estado do Ceará e no município do Crato, e pesquisa bibliográfica, a partir da análise de dissertações, teses e artigos de autores da área. Também se utilizou entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, no intuito de mapear os discursos dos docentes e responder às indagações da pesquisa. Para analisar os dados coletados, foi feito uso da análise de conteúdo de Bardin (1977). O estudo evidenciou a presença de políticas de responsabilização educacional presentes no município do Crato, com foco na mensuração dos resultados, mas também um crescimento significativo nas práticas educacionais firmadas nos princípios mercadológicos para alcançar os resultados previstos. Essa responsabilização pautada apenas nos resultados recai sobre as instituições, professores e alunos, os quais são estimulados a alcançar metas; havendo sucesso, são contemplados com uma premiação instituída por lei no município. Esta estratégia se configura como um mecanismo de responsabilização unilateral, pautada no gerencialismo e no princípio da meritocracia. A visão dos sujeitos participantes da pesquisa revelou insatisfação e descontentamento com o modelo educacional do município, sobretudo com a falta de apoio e valorização do trabalho docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePolíticas de responsabilização educacional e seus desdobramentos no trabalho docente de professores do município de Crato: um estudo na ótica docente.pt_BR
dc.date.issued2023-12-11-
dc.description.abstractThe present research is linked to the Research Line on History, Politics, and Educational Management of the Graduate Program in Education (PPGEd) at the Center for Humanities of the Federal University of Campina Grande (UFCG). The study investigated the process of creation and implementation of educational accountability policies in the context of the state of Ceará, focusing on the Cariri region of Ceará, with the municipality of Crato as its locus. The research is justified by the need to understand how accountability policies affect school dynamics and teaching work, as well as the factors that may interfere with this process. Above all, it aims to expand scientific production in the area of the municipality under study. The general objective of this investigation is to understand the implications of accountability policies on the teaching work of teachers in the municipal network of Crato-CE. The specific objective is to identify the specificities of the investigated object in its multiple movements, considering the factors or social processes that contribute to its understanding, based on historical dialectical materialism (Netto, 2011; Cury, 1985). The methodological procedures used during the research include documentary analysis based on the laws and decrees that regulate accountability policies in the state of Ceará and the municipality of Crato, as well as bibliographic research, based on the analysis of dissertations, theses, and articles by authors in the field. Semi-structured interviews were also used as a data collection instrument to map the discourses of teachers and answer the research questions. To analyze the collected data, Bardin's content analysis (1977) was used. The study evidenced the presence of educational accountability policies in the municipality of Crato, focusing on the measurement of results, but also a significant growth in educational practices based on market principles to achieve the expected results. This accountability based solely on results falls on institutions, teachers, and students, who are encouraged to achieve goals; if successful, they are rewarded with a prize instituted by law in the municipality. This strategy constitutes a unilateral accountability mechanism, based on managerialism and the principle of meritocracy. The views of the research participants revealed dissatisfaction and discontent with the municipality's educational model, especially with the lack of support and appreciation for teaching work.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36839-
dc.date.accessioned2024-07-24T19:14:27Z-
dc.date.available2024-07-24-
dc.date.available2024-07-24T19:14:27Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectPolíticas de responsabilizaçãopt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectEducational politicspt_BR
dc.subjectAccountability policiespt_BR
dc.subjectEducational managementpt_BR
dc.subjectExternal assessmentpt_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Luane Diniz dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEducational accountability policies and their consequences in the teaching work of teachers in the city of Crato: a study from a teaching perspective.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Luane Diniz dos. Políticas de responsabilização educacional e seus desdobramentos no trabalho docente de professores do município de Crato: um estudo na ótica docente. 2024. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUANE DINIZ DOS SANTOS -DISSERTAÇÃO (PPGEA) 2024.pdf3.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.