Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36854
Title: Modificações ocasionadas pela reforma do ensino médio na Paraíba: a disciplina de geografia no currículo.
Other Titles: Changes caused by the reform of secondary education in Paraíba: the subject of geography in the curriculum.
???metadata.dc.creator???: SOUTO, Gabriel da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARQUES, Ana Carolina de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RODRIGUES, Raphaela Barbosa de Farias.
Keywords: Geografia – Estudo e Ensino;Currículo - Reformas Educacionais;Sistema Neoliberal;Redes de Ensino;Geography – Study and Teaching;Curriculum - Educational Reforms;Neoliberal System;Education Networks
Issue Date: 5-Jun-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUTO, Gabriel da Silva. Modificações ocasionadas pela reforma do ensino médio na Paraíba: a disciplina de Geografia no currículo. 2024. 55 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: As formas pelas quais ocorreram as recentes reformas educacionais, especificamente na etapa do Ensino Médio, suscitaram questionamentos, visto o impacto que causou para as disciplinas que já faziam parte dos currículos há muito tempo. Por este e outros motivos, torna-se também necessário tecer considerações sobre as formas pelas quais elas chegaram nas diferentes redes de ensino e sob quais discursos foram consolidadas. Portanto, o presente estudo tem por objetivo principal identificar as modificações ocasionadas pela Reforma do Ensino Médio na Paraíba, particularmente, em Campina Grande, com foco na disciplina de Geografia a partir dos currículos de escolas da rede pública e privada. Para alcançar os objetivos específicos, realizou-se uma revisão bibliográfica em autores que discutem temas como Ensino de Geografia, Currículo, Educação, Poder etc., a saber: Sacristán (2000), Albuquerque (2021), Freitas (2018), Raffestin (1993), entre outros. Essa revisão foi acompanhada de análise das principais leis, decretos, portarias e documentos que auxiliaram e orientaram a consolidação dessas modificações na educação, por meio de uma abordagem, sobretudo, qualitativa. Por meio de tais procedimentos, houve a constatação da existência de diferenças na presença/ausência de uma quantidade significativa de aulas de Geografia nas redes estadual, federal e privadas, estando nessa última o maior quantitativo de horas aulas, quando comparada com as duas outras redes. Entretanto, mesmo as duas primeiras sendo públicas, a estadual foi onde houve a maior redução. Assim, foi possível constatar que desde a idealização até a consolidação, a reforma está relacionada com agentes privados, atuando por meio da ideologia Neoliberal que avançou com mais afinco nos últimos anos para a esfera educacional, concebendo-a como mais uma forma de angariar lucros e reproduzir os seus ideais, visando à formação acrítica e a subalternização de uma classe social.
Abstract: The ways in which recent educational reforms occurred, specifically in the High School stage, raised questions, given the impact it had on subjects that had already been part of the curricula for a long time. For this and other reasons, it is also necessary to consider the ways in which they arrived in different education networks and under which discourses they were consolidated. Therefore, the main objective of this study is to identify the changes caused by the High School Reform in Paraíba, particularly in Campina Grande, focusing on the Geography subject based on the curricula of public and private schools. To achieve the specific objectives, a bibliographic review was carried out on authors who discuss topics such as Teaching Geography, Curriculum, Education, Power, etc., namely: Sacristán (2000), Albuquerque (2021), Freitas (2018), Raffestin (1993), among others. This review was accompanied by an analysis of the main laws, decrees, ordinances and documents that helped and guided the consolidation of these changes in education, through an, above all, qualitative approach. Through such procedures, it was verified the existence of differences in the presence/absence of a significant number of Geography classes in the state, federal and private networks, with the latter having the largest number of class hours, when compared to the two other networks. . However, even though the first two were public, the state one was where there was the biggest reduction. Thus, it was possible to verify that, from idealization to consolidation, the reform is related to private agents, acting through the Neoliberal ideology that has advanced more vigorously in recent years in the educational sphere, conceiving it as another way of raising profits. and reproduce its ideals, aiming at the uncritical formation and subordination of a social class.
Keywords: Geografia – Estudo e Ensino
Currículo - Reformas Educacionais
Sistema Neoliberal
Redes de Ensino
Geography – Study and Teaching
Curriculum - Educational Reforms
Neoliberal System
Education Networks
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36854
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GABRIEL DA SILVA SOUTO-MONOGRAFIA-CH-GEOGRAFIA (2024).pdf2.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.