Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36871
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA partir do final do século XIV o Velho Continente é invadido por um caldeirão de transformações. As antigas explicações da Igreja referentes ao destino humano e a Deus não respondiam aos novos questionamentos do pensamento moderno. Junto com os avanços das grandes navegações e o avanço da ciência surge o individualismo, o humanismo, o racionalismo pondo em cheque os dogmas cristãos. Nesse mundo, em que os antigos valores se dissolvem, a vida passa a ser vista como ilusão, uma verdadeira peça de teatro. É nesse cenário de antagonismos tanto no campo religioso, como político, que surge uma nova forma de expressão da arte, o barroco. O Barroco, arte fruto do século XVI e XVII, apresentou-se ao mundo de forma heterogênea. Cada mestre empregava ao estilo um toque especial, autêntico, incorporando novas técnicas, novos materiais e novos elementos. Isso foi possível pela difusão desse tipo de arte por todo mundo ocidental. Roma foi o palco de seu surgimento, e lá estão as primeiras construções barrocas, como a Igreja de Gèsu (um templo jesuítico), que serviram de modelo para as obras seguintes. Em cada localidade o barroco mesclava novos componentes que dependia das especificidades locais e materiais disponíveis. Apesar da forma heterogênea como se apresenta, o estilo em questão tem peculiaridades intrínsecas e estava impregnado por uma carga ideológica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue14pt_BR
dc.titleLegado de Santo Inácio nos Sertões do Brasil: a mentalidade jesuítica na Igreja do Geru.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36871-
dc.date.accessioned2024-07-26T15:10:56Z-
dc.date.available2024-07-26-
dc.date.available2024-07-26T15:10:56Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectArte barrocapt_BR
dc.subjectIgreja Católica - Brasil colonialpt_BR
dc.subjectBarroco - Brasilpt_BR
dc.subjectSanto Inácio - Serões do Brasilpt_BR
dc.subjectArquitetura religiosa - Barrocopt_BR
dc.subjectGerupt_BR
dc.subjectJesuítas - Brasil colonialpt_BR
dc.subjectArte barroca - Brasil colonialpt_BR
dc.subjectTomar do Geru - arte barroca Jesuítapt_BR
dc.subjectIgreja de Nossa Senhora do Socorro - Tomar do Geru - SEpt_BR
dc.subjectBaroque artpt_BR
dc.subjectCatholic Church - Colonial Brazilpt_BR
dc.subjectBaroque - Brazilpt_BR
dc.subjectSaint Ignatius - Serões do Brasilpt_BR
dc.subjectReligious architecture - Baroquept_BR
dc.subjectJesuits - Colonial Brazilpt_BR
dc.subjectBaroque art - Colonial Brazilpt_BR
dc.subjectTomar do Geru - Jesuit baroque artpt_BR
dc.subjectChurch of Our Lady of Socorro - Tomar do Geru - SEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Ane Luíse Silva Mecenas.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLegacy of Saint Ignatius in the Backlands of Brazil: the Jesuit mentality in the Church of Geru.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Ane Luíse Silva Mecenas. Legado de Santo Inácio nos Sertões do Brasil: a mentalidade jesuítica na Igreja do Geru. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 03: Evangelização e Contraposições às Práticas Religiosas Durante o Período Colonial (séc. XVI A XVIII). 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36871pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 03: Evangelização e Contraposições às Práticas Religiosas Durante o Período Colonial (séc. XVI A XVIII).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEGADO DE SANTO INÁCIO NOS SERTÕES DO BRASIL - ANAIS XIV ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST3 2010.pdfLegado de Santo Inácio nos Sertões do Brasil: a mentalidade jesuítica na Igreja do Geru. - Anais XIV Encontro Est. de História da ANPUHPB ST3 2010109.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.