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Title: Legado de Santo Inácio nos Sertões do Brasil: a mentalidade jesuítica na Igreja do Geru.
Other Titles: Legacy of Saint Ignatius in the Backlands of Brazil: the Jesuit mentality in the Church of Geru.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Ane Luíse Silva Mecenas.
Keywords: Arte barroca;Igreja Católica - Brasil colonial;Barroco - Brasil;Santo Inácio - Serões do Brasil;Arquitetura religiosa - Barroco;Geru;Jesuítas - Brasil colonial;Arte barroca - Brasil colonial;Tomar do Geru - arte barroca Jesuíta;Igreja de Nossa Senhora do Socorro - Tomar do Geru - SE;Baroque art;Catholic Church - Colonial Brazil;Baroque - Brazil;Saint Ignatius - Serões do Brasil;Religious architecture - Baroque;Jesuits - Colonial Brazil;Baroque art - Colonial Brazil;Tomar do Geru - Jesuit baroque art;Church of Our Lady of Socorro - Tomar do Geru - SE
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Ane Luíse Silva Mecenas. Legado de Santo Inácio nos Sertões do Brasil: a mentalidade jesuítica na Igreja do Geru. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 03: Evangelização e Contraposições às Práticas Religiosas Durante o Período Colonial (séc. XVI A XVIII). 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36871
???metadata.dc.description.resumo???: A partir do final do século XIV o Velho Continente é invadido por um caldeirão de transformações. As antigas explicações da Igreja referentes ao destino humano e a Deus não respondiam aos novos questionamentos do pensamento moderno. Junto com os avanços das grandes navegações e o avanço da ciência surge o individualismo, o humanismo, o racionalismo pondo em cheque os dogmas cristãos. Nesse mundo, em que os antigos valores se dissolvem, a vida passa a ser vista como ilusão, uma verdadeira peça de teatro. É nesse cenário de antagonismos tanto no campo religioso, como político, que surge uma nova forma de expressão da arte, o barroco. O Barroco, arte fruto do século XVI e XVII, apresentou-se ao mundo de forma heterogênea. Cada mestre empregava ao estilo um toque especial, autêntico, incorporando novas técnicas, novos materiais e novos elementos. Isso foi possível pela difusão desse tipo de arte por todo mundo ocidental. Roma foi o palco de seu surgimento, e lá estão as primeiras construções barrocas, como a Igreja de Gèsu (um templo jesuítico), que serviram de modelo para as obras seguintes. Em cada localidade o barroco mesclava novos componentes que dependia das especificidades locais e materiais disponíveis. Apesar da forma heterogênea como se apresenta, o estilo em questão tem peculiaridades intrínsecas e estava impregnado por uma carga ideológica.
Keywords: Arte barroca
Igreja Católica - Brasil colonial
Barroco - Brasil
Santo Inácio - Serões do Brasil
Arquitetura religiosa - Barroco
Geru
Jesuítas - Brasil colonial
Arte barroca - Brasil colonial
Tomar do Geru - arte barroca Jesuíta
Igreja de Nossa Senhora do Socorro - Tomar do Geru - SE
Baroque art
Catholic Church - Colonial Brazil
Baroque - Brazil
Saint Ignatius - Serões do Brasil
Religious architecture - Baroque
Jesuits - Colonial Brazil
Baroque art - Colonial Brazil
Tomar do Geru - Jesuit baroque art
Church of Our Lady of Socorro - Tomar do Geru - SE
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36871
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LEGADO DE SANTO INÁCIO NOS SERTÕES DO BRASIL - ANAIS XIV ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST3 2010.pdfLegado de Santo Inácio nos Sertões do Brasil: a mentalidade jesuítica na Igreja do Geru. - Anais XIV Encontro Est. de História da ANPUHPB ST3 2010109.15 kBAdobe PDFView/Open


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