Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3688
Title: Planejamento da qualidade de sistemas de home banking: abordagem com foco no usuário e estudo de caso do BB personal banking.
Other Titles: Quality planning of home banking systems: a user-focused approach and a case study of BB personal banking.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Maria Dilma de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARROS, Marcelo Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MOURA, José Antão Beltrão.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOARES, Marcelo Márcio.
???metadata.dc.contributor.referee3???: ARAÚJO, Eduardo Carvalho.
Issue Date: 20-Dec-1999
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Maria Dilma de. Planejamento da qualidade de sistemas de home banking: abordagem com foco no usuário e estudo de caso do BB personal banking. 1999. 152f. (Dissertação de Mestrado em Informática), Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande - PB, 1999. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3688
???metadata.dc.description.resumo???: Sistemas de software estão sendo desenvolvidos visando a utilização de usuários com os mais diferentes perfis. Para o desenvolvimento destes produtos, envolve-se o conhecimento de áreas distintas, em geral, sistemas são concebidos sem a presença de especialistas pertinentes a estas áreas e, em alguns casos, o conhecimento destas áreas é aplicado apenas por especialistas em computação. Para a maioria dos usuários, a interface é vista como o próprio sistema e o mercado de software já está adaptandose ao fato de que a competição se dá especialmente no domínio da interface. Uma interface mal projetada pode significar o fracasso de um sistema com excelentes funcionalidades. Dessa forma, este trabalho evidencia a importância e a necessidade da abordagem do Design de Software (abordagens dos domínios do Design, da Ergonomia e da Interação Homem-Computador) no desenvolvimento de projetos, em junção com o método de desdobramento da Função Qualidade (QFD), na busca de diretrizes para guiar o desenvolvimento de projetos de home banking com alto nível de usabilidade. Através de uma pesquisa sobre a qualidade percebida pelos usuários do BB Personal Banking e de um estudo sobre os problemas de interação encontrados neste tipo de sistema, um conjunto de diretrizes de projeto é proposto. Com base nos princípios de Design, Ergonomia, Usabilidade e Desdobramento da Função Qualidade, estas diretrizes são utilizadas para a sugestão de uma nova interface para o BB Personal Banking.
Abstract: Software programming, in most cases, is done with little contribution from man-machine interaction experts. To the user of the majority of software applications the interface is none other than the system itself, and the software market has already awaken to the fact that is necessary to plan the product's quality, in particular its interface, to incorporate competitive differentials. This dissertation highlights the importance and necessity of the software design approach (in the domain of Design, Ergonomy and Man-Machine Interaction) for the development of home banking projects with high usability. Through a research on perceived quality done with users of the BB Personal Banking, as well as an analysis of the interaction problems detected in the application usage, design directives more adapted to this kind of user profile are proposed. Based on the principles of Design, Ergonomics, Usability and Quality Function Deployment (QFD) principles, a new interface version for the BB Personal Banking is proposed.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3688
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DILMA DE LIMA - DISSERTAÇÃO PPGCC 1999.pdfMaria Dilma de Lima - Dissertação PPGCC 1999.12.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.