Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36882
Title: | De terras Pernambucanas a terras Paraibanas: percursos de escolarização, de formação docente no Curso de História da UFCG e da prática de ensino na ECI Ana Ferreira da Costa (Riacho de Santo Antônio 2000-2023). |
Other Titles: | From Pernambuco to Paraíba: schooling paths, teacher training in the UFCG History Course and teaching practice at ECI Ana Ferreira da Costa (Riacho de Santo Antônio 2000-2023). |
???metadata.dc.creator???: | SILVA FILHO, José Ramon da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira. |
Keywords: | História da Educação;Formação Docente – História;Ensino de História;History of Education;Teacher Training – History;Teacher Training – History |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA FILHO, José Ramon da. De terras Pernambucanas a terras Paraibanas: percursos de escolarização, de formação docente no Curso de História da UFCG e da prática de ensino na ECI Ana Ferreira da Costa (Riacho de Santo Antônio 2000-2023). 2023. 47 f. Relato de Experiência (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este estudo, integrado no âmbito do curso de Licenciatura em História, concentrou-se na análise da minha trajetória educacional e formativa de profissional da educação. A pesquisa abordou a minha evolução no processo de escolarização, com ênfase na minha formação docente e a influência na prática do ensino na Escola de Educação Básica Ana Ferreira da Costa, em Riacho de Santo Antônio durante o meu estágio de docência realizado no ano de 2023. O cerne deste estudo foi uma narrativa de caso, na qual compartilhei experiências e aprendizados durante o estágio, explorando a compreensão da dinâmica da sala de aula e reflexões sobre meu crescimento profissional. Ao longo da minha trajetória na educação básica, percebi a relevância do papel do professor na vida do estudante e como ele pode transformar a realidade desses jovens. Ao desdobrar o estudo, buscamos contribuir para a compreensão das interconexões entre a formação acadêmica em História, a prática de ensino nas escolas e as demandas específicas da região. Os resultados evidenciaram contribuições significativas para o crescimento profissional do professor, ressaltando aprendizados valiosos e reflexões enriquecedoras sobre a prática docente, como os princípios da educação emancipatória de Paulo Freire que consolidaram meu pensamento. As experiências narradas moldaram não apenas minha abordagem pedagógica, mas também redefiniram minha visão sobre a essência e a responsabilidade inerentes ao papel de um educador em formação. Que estas reflexões não se restrinjam a um ponto de chegada, mas sirvam como ponto de partida para futuras explorações e contribuições à educação. |
Abstract: | This study, integrated within the scope of the History Degree course, focused on the analysis of my educational and training trajectory as an education professional. The research addressed my evolution of the schooling process, with an emphasis on my teaching training and the influence on teaching practice at the Escola de Educação Básica Ana Ferreira da Costa, in Riacho de Santo Antônio, from 2000 to 2023, in addition to my internship. teaching carried out in 2023. The core of this study was a case narrative, in which I shared experiences and learning during the internship, exploring the understanding of classroom dynamics and reflections on my professional growth. Throughout my career in basic education, I realized the relevance of the teacher's role in the student's life and how he can transform the reality of these young people. By unfolding the study, we seek to contribute to the understanding of the interconnections between academic training in History, teaching practice in schools and the specific demands of the region. The results showed significant contributions to the teacher's professional growth, highlighting valuable learning and enriching reflections on teaching practice, such as Paulo Freire's principles of emancipatory education that consolidated my thinking. The experiences narrated not only shaped my pedagogical approach, but also redefined my vision about the essence and responsibility inherent to the role of an educator in training. May these reflections not be restricted to a point of arrival, but serve as a starting point for future explorations and contributions to education. |
Keywords: | História da Educação Formação Docente – História Ensino de História History of Education Teacher Training – History Teacher Training – History |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36882 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CH - Relatos de Experiência |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOSÉ RAMON DA SILVA FILHO-MONOGRAFIA-CH-HISTÓRIA (2023).pdf | 758.85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.