Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36913
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como proposta analisar o lugar do repentista negro nas cantorias do Nordeste do final do século XIX e início do século XX. Para isso, utilizaremos como fontes primárias os repentes incorporados pela literatura de cordel, tais como a “Mal assombrada peleja de Francisco Sales com Negro Visão” (1916) a “Peleja do Cego Aderaldo com Zé Pretinho dos Tucuns” (1923), e o “Desafio de Inácio da Catingueira com Francisco Romano” (1874). Destacando as dimensões excludentes e discriminatórias, tomamos como aporte teórico para a análise das representações e práticas desses repentistas negros, as discussões de Chartier (1990). Para este autor, as práticas e representações se tornam o cerne para entendermos como em diferentes lugares e momentos uma determinada realidade é construída, pensada e dada a ler por diferentes grupos sociais. Dentro dessa discussão, buscaremos fazer também uma análise sobre o repente no Nordeste. Presença cultural significativa nessa região, o repente possui função informativa, exercendo nessa pesquisa um papel bastante relevante, na medida em que consegue refletir as representações instauradas na região Nordeste.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue14pt_BR
dc.title“Quando eu saio a divertir, negro sai pra trabalhar”: o lugar do repentista negro nas cantorias do nordeste (1970-1925).pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36913-
dc.date.accessioned2024-07-29T16:04:29Z-
dc.date.available2024-07-29-
dc.date.available2024-07-29T16:04:29Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectRepentistas negrospt_BR
dc.subjectCantorias do Nordeste - Brasilpt_BR
dc.subjectNegros repentistas - 1925-1970pt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectRepresentações - Chartierpt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectMúsica e negros - 1925-1970 - Brasilpt_BR
dc.subjectBlack improviserspt_BR
dc.subjectSinging from the Northeast - Brazilpt_BR
dc.subjectBlack improvisers - 1925-1970pt_BR
dc.subjectCordel literaturept_BR
dc.subjectRepresentations - Chartierpt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian culturept_BR
dc.subjectMusic and black people - 1925-1970 - Brazilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Germana Guimarães.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“When I go out to have fun, black people go out to work”: the place of the black repentista in the singing of the northeast (1970-1925).pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Germana Guimarães. “Quando eu saio a divertir, negro sai pra trabalhar”: o lugar do repentista negro nas cantorias do nordeste (1970-1925). In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 06: História e Cultura Afro-brasileira e a Contribuição das Populações de Matrizes Africanas no Brasil. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36913pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 06: História e Cultura Afro-brasileira e a Contribuição das Populações de Matrizes Africanas no Brasil.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
“QUANDO EU SAIO A DIVERTIR, NEGRO SAI PRA TRABALHAR” - ANAIS XIV ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST6 2010.pdf“Quando eu saio a divertir, negro sai pra trabalhar”: o lugar do repentista negro nas cantorias do nordeste (1970-1925). - Anais XIV Encontro Est. de História da ANPUHPB ST6 2010127.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.