Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36918
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEREIRA JÚNIOR, E.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5981522497692632pt_BR
dc.contributor.advisor1AIRES, José Luciano de Queiroz.-
dc.contributor.advisor1IDAIRES, J. L. Q.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2038792803917117pt_BR
dc.contributor.referee1CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.-
dc.contributor.referee1IDCAVALCANTI, S. L. O.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5364488443587225pt_BR
dc.contributor.referee2CORDÃO, Michelly Pereira de Sousa.-
dc.contributor.referee2IDCORDÃO, M. P. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9349011283819103pt_BR
dc.description.resumoEsse relato de experiência tem como objetivo refletir sobre a formação docente, a partir de leituras críticas da literatura teórica e historiográfica, das minhas experiências na disciplina de Prática de Ensino e no Programa Residência Pedagógica, e na experimentação do cinema no ensino de História da Antiguidade Clássica. O desenvolvimento focaliza uma proposta pedagógica baseada na utilização de filmes [Spartacus (1960), Gladiador (2000) e Alexandria (2009)] para o estudo de Roma Antiga, enfocando os temas do escravismo romano, a política em Roma e a religião no final do Império, tendo como lócus da experiência as duas turmas do 1° ano na ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, em ocasião do terceiro bimestre letivo de 2023. A problemática do trabalho direciona à reflexão sobre a importância da diversificação de recursos no Ensino de História para a promoção da educação libertadora. O referencial teórico toma por base FREIRE (1996), a respeito dos fundamentos da prática educativo-crítica, e BITTENCOURT (2008), sobre a disciplina escolar como campo de conhecimento autônomo. Para a abordagem metodológica do trabalho, adoto a narrativa autobiográfica, valendo-me, como fontes, de fotografias e materiais didáticos do período de minha escolarização, que fundamentam as incursões pela memória, para a problematização de aspectos da minha formação política e profissional, no primeiro capítulo; seguido, no segundo capítulo, da problematização de diários de bordo, questionários e resenhas produzidas pelos estudantes relativos à experiência envolvendo a utilização a utilização de filmes, em abordagem analítico-descritiva. Os resultados em torno da alternativa metodológica mostraram que a diversificação das matrizes de construção de conhecimento histórico a partir dos filmes como recurso e fonte histórica impulsiona a construção do conhecimento em sala, devido aos aspectos motivacionais e pela popularização da linguagem e suporte entre a geração midiatizada; além disso, a proposta confrontou-se com as fases e contextos do processo de aprendizagem da educação básica pública, ao fornecer uma alternativa para a renovação das metodologias avaliativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleProcessos histórico-formativos nas experiências docentes no Programa Residência Pedagógica (PRP), na prática de ensino e na experimentação do cinema como fonte para o ensino da antiguidade clássica (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023).pt_BR
dc.date.issued2023-11-21-
dc.description.abstractThis experience report aims to reflect on teacher training, based on critical readings of theoretical and historiographical literature, my experiences in the Teaching Practice discipline and in the Pedagogical Residency Program, and in the experimentation of cinema in the teaching of History of Classical Antiquity. The development focuses on a pedagogical proposal based on the use of films [Spartacus (1960), Gladiator (2000) and Alexandria (2009)] for the study of Ancient Rome, focusing on the themes of Roman slavery, politics in Rome and religion at the end of the Empire, having as locus of the experience the two classes of the 1st year at ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, on the occasion of the third academic semester of 2023. The problem of the work directs the reflection on the importance of diversifying resources in History Teaching to promote liberating education. The theoretical framework is based on FREIRE (1996), regarding the foundations of critical educational practice, and BITTENCOURT (2008), on the school discipline as an autonomous field of knowledge. For the methodological approach of the work, I adopt the autobiographical narrative, using as sources, photographs and teaching materials from the period of my schooling, which support the incursions into memory, to problematize aspects of my political and professional formation, in the first chapter; followed, in the second chapter, by the problematization of logbooks, questionnaires and reviews produced by students regarding the experience involving the use of films, in an analytical-descriptive approach. The results around the methodological alternative showed that the diversification of the matrices of construction of historical knowledge from films as a resource and historical source boosts the construction of knowledge in the classroom, due to the motivational aspects and the popularization of language and support among the mediatized generation; Furthermore, the proposal confronted the phases and contexts of the learning process of public basic education, by providing an alternative for the renewal of assessment methodologies.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36918-
dc.date.accessioned2024-07-29T16:35:17Z-
dc.date.available2024-07-29-
dc.date.available2024-07-29T16:35:17Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectFilme – Recurso Didáticopt_BR
dc.subjectFilme – Fonte Históricapt_BR
dc.subjectRoma Antigapt_BR
dc.subjectEducação problematizadorapt_BR
dc.subjectFormação docente - Históriapt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectFilm – Teaching Resourcept_BR
dc.subjectFilm – Historical Sourcept_BR
dc.subjectAncient Romept_BR
dc.subjectProblem-based Educationpt_BR
dc.subjectTeacher Training – Historypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA JÚNIOR, Edvaldo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHistorical-formative processes in teaching experiences in the Pedagogical Residency Program (PRP), in teaching practice and in experimenting with cinema as a source for teaching classical antiquity (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023).pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA JÚNIOR, Edvaldo. Processos histórico-formativos nas experiências docentes no Programa Residência Pedagógica (PRP), na prática de ensino e na experimentação do cinema como fonte para o ensino da antiguidade clássica (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023). 2023. 51 f. Relato de Experiência (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Relatos de Experiência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDVALDO PEREIRA JÚNIOR-RELATO DE EXPERIÊNCIA-CH-HISTÓRIA (2023).pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.