Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36920
Title: A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula.
Other Titles: Music as a teaching methodology: a classroom experience.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Elaine dos Santos de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AGUIAR, Mauricio Maia.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PAULO, Maria de Assunção Lima de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino.
Keywords: Sociologia – Estudo e Ensino;Música - Metodologia de Ensino;Sociabilidade;Sociology – Study and Teaching;Music - Teaching Methodology;Sociability
Issue Date: 17-Jul-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Elaine dos Santos de. A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula. 2023. 78 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho aborda o ensino de Sociologia na educação básica e propõe a utilização da música como metodologia para promover maior participação e interesse dos estudantes nas discussões em sala de aula. A pesquisa incluiu uma intervenção pedagógica na ECI Estadual Francisco Apolinário da Silva, em que a música foi adotada como recurso didático. Os resultados demonstraram que essa abordagem despertou a curiosidade e o engajamento dos estudantes, confiante para o desenvolvimento de habilidades críticas, analíticas e de resolução de problemas. Ademais, o uso da música favoreceu o desenvolvimento de habilidades sociais e fortaleceu a sociabilidade por meio de atividades em grupo. Conclui-se que a música é uma estratégia pedagógica eficaz para enriquecer o ensino de Sociologia e outras disciplinas, proporcionando uma abordagem mais dinâmica e atrativa para os estudantes.
Abstract: This paper addresses the teaching of Sociology in basic education, primary education and elementary education, proposes the use of music as a methodology to promote greater participation and interest from students during classroom discussions. The research included a pedagogical intervention at the State School Francisco Apolinário da Silva, where music was adopted as a didactic resource. The results demonstrated that this approach sparked curiosity and engagement among the students, fostering the development of critical, analytical, and problemsolving skills. Furthermore, the use of music facilitated the development of social skills and strengthened sociability through group activities. It is concluded that music is an effective pedagogical strategy to enrich the teaching of Sociology and other disciplines, providing a more dynamic and appealing approach for the students.
Keywords: Sociologia – Estudo e Ensino
Música - Metodologia de Ensino
Sociabilidade
Sociology – Study and Teaching
Music - Teaching Methodology
Sociability
???metadata.dc.subject.cnpq???: Sociologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36920
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELAINE DOS SANTOS DE OLIVEIRA-MONOGRAFIA-CH-CIÊNCIAS SOCIAIS (2023).pdf2.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.