Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36920
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, E. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4734601679202610pt_BR
dc.contributor.advisor1AGUIAR, Mauricio Maia.-
dc.contributor.advisor1IDAGUIAR, M. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4428982360681863pt_BR
dc.contributor.referee1PAULO, Maria de Assunção Lima de.-
dc.contributor.referee1IDPAULO, M. A. L.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8362829612160567pt_BR
dc.contributor.referee2NASCIMENTO, Rogério Humberto Zeferino.-
dc.contributor.referee2IDNASCIMENTO, R. H. Z.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5211310903653654pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda o ensino de Sociologia na educação básica e propõe a utilização da música como metodologia para promover maior participação e interesse dos estudantes nas discussões em sala de aula. A pesquisa incluiu uma intervenção pedagógica na ECI Estadual Francisco Apolinário da Silva, em que a música foi adotada como recurso didático. Os resultados demonstraram que essa abordagem despertou a curiosidade e o engajamento dos estudantes, confiante para o desenvolvimento de habilidades críticas, analíticas e de resolução de problemas. Ademais, o uso da música favoreceu o desenvolvimento de habilidades sociais e fortaleceu a sociabilidade por meio de atividades em grupo. Conclui-se que a música é uma estratégia pedagógica eficaz para enriquecer o ensino de Sociologia e outras disciplinas, proporcionando uma abordagem mais dinâmica e atrativa para os estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.titleA música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula.pt_BR
dc.date.issued2023-07-17-
dc.description.abstractThis paper addresses the teaching of Sociology in basic education, primary education and elementary education, proposes the use of music as a methodology to promote greater participation and interest from students during classroom discussions. The research included a pedagogical intervention at the State School Francisco Apolinário da Silva, where music was adopted as a didactic resource. The results demonstrated that this approach sparked curiosity and engagement among the students, fostering the development of critical, analytical, and problemsolving skills. Furthermore, the use of music facilitated the development of social skills and strengthened sociability through group activities. It is concluded that music is an effective pedagogical strategy to enrich the teaching of Sociology and other disciplines, providing a more dynamic and appealing approach for the students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36920-
dc.date.accessioned2024-07-29T17:49:01Z-
dc.date.available2024-07-29-
dc.date.available2024-07-29T17:49:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSociologia – Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectMúsica - Metodologia de Ensinopt_BR
dc.subjectSociabilidadept_BR
dc.subjectSociology – Study and Teachingpt_BR
dc.subjectMusic - Teaching Methodologypt_BR
dc.subjectSociabilitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Elaine dos Santos de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMusic as a teaching methodology: a classroom experience.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Elaine dos Santos de. A música como metodologia de ensino: uma experiência em sala de aula. 2023. 78 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELAINE DOS SANTOS DE OLIVEIRA-MONOGRAFIA-CH-CIÊNCIAS SOCIAIS (2023).pdf2.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.