Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36937
Title: (Re)imaginando o universo da infância: estudo preliminar de reforma e ampliação da Unidade Acadêmica de Educação Infantil da UFCG.
Other Titles: (Re)imagining the universe of childhood: preliminary study of reform and expansion of the UFCG Early Childhood Education Academic Unit.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Bianka Victória Almeida de Siqueira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Fúlvio Teixeira de Barros.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PANET, Miriam de Farias.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Rayffi Gumercindo Pereira de.
Keywords: Projeto de Arquitetura;Arquitetura Escolar;Educação Infantil;Architectural Project;School Architecture;Child Education
Issue Date: 1-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Bianka Victória Almeida de Siqueira. (Re)imaginando o universo da infância: estudo preliminar de reforma e ampliação da Unidade Acadêmica de Educação Infantil da UFCG. 2023. 127 f. Monografia (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O ambiente escolar da Educação Infantil desempenha papel crucial no desenvolvimento integral das crianças, proporcionando experiências educativas significativas que promovem o seu crescimento cognitivo, social, físico e emocional. Na Unidade Acadêmica de Educação Infantil da Universidade Federal de Campina Grande-UAEI/UFCG, constatou-se que os espaços, especialmente os externos, operam de forma ineficaz e com infraestrutura inadequada, chegando ao ponto de impossibilitar o uso de certos ambientes, além da necessidade de ampliação para atender novas modalidades. Dessa forma, o trabalho tem como objetivo geral elaborar estudo preliminar arquitetônico de reforma e ampliação do edifício da Unidade Acadêmica de Educação Infantil da Universidade Federal de Campina Grande (UAEI/UFCG). Esse objetivo geral se desdobra nos seguintes objetivos específicos: I) Propor soluções construtivas que garantam o conforto ambiental dos seus usuários e a acessibilidade universal (TÉCNICA); II) Desenvolver solução arquitetônica com espaços e configurações mais estimulantes para as crianças e potencialmente modificada por elas (FORMA); III) Potencializar as áreas descobertas e sua melhor integração com as áreas cobertas. Assim como, melhorar relações entre construções novas e antigas. (FUNÇÃO). Para isso, o desenvolvimento do projeto de arquitetura se apoiou em pesquisas documentais e bibliográficas, estudo de projetos correlatos, além do diagnóstico do estado atual do objeto de estudo.
Abstract: The school environment in Early Childhood Education plays a crucial role in the holistic development of children, providing meaningful educational experiences that promote their cognitive, social, and emotional growth. At the Unidade Acadêmica de Ensino Infantil of Universidade Federal de Campina Grande-UAEI/UFCG, it was observed that the spaces, especially the schoolyards, operate inefficiently and with inadequate infrastructure, reaching a point where the use of certain environments becomes impossible, in addition to the need for expansion to meet new modalities. Therefore, the general objective of this work is to elaborate a preliminary architectural study for the renovation and expansion of the building of the Academic Unit of Early Childhood Education of the Federal University of Campina Grande (UAEI/UFCG). This overarching objective unfolds into the following specific goals: I) Propose constructive solutions that ensure the environmental comfort of its users and universal accessibility (TECHNICAL); II) Develop an architectural solution with spaces and configurations that are more stimulating for children and potentially modifiable by them (FORM); III) Enhance the uncovered areas and their better integration with the covered areas, as well as improving the relationships between new and old constructions (FUNCTION). To achieve these objectives, the development of the architectural Project relied on documentary and bibliographical research, the study of related projects, and the diagnosis of the current state of the object of study.
Keywords: Projeto de Arquitetura
Arquitetura Escolar
Educação Infantil
Architectural Project
School Architecture
Child Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Arquitetura e Urbanismo
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36937
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo - CTRN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BIANKA VICTÓRIA ALMEIDA DE SIQUEIRA COSTA-MONOGRAFIA-CTRN-ARQUITETURA E URBANISMO (2023).pdf29.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.