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Title: Saber do cuidado entre estrelas e pessoas: experiências discentes e formação docente na Licenciatura em História/UFCG e na EJA.
Other Titles: Knowing about care between stars and people: student experiences and teacher training in the Degree in History/UFCG and EJA.
???metadata.dc.creator???: BARBOSA JÚNIOR, Epitácio Lima.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
Keywords: Cuidado de Si - Memórias;Relato de Experiência;Normalização dos Alunos;Prática Docente;Care for Yourself - Memories;Experience Report;Normalization of Students;Teaching Practice
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARBOSA JÚNIOR, Epitácio Lima. Saber do cuidado entre estrelas e pessoas: experiências discentes e formação docente na Licenciatura em História/UFCG e na EJA. 2023. 75 f. Relato de Experiência (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: A partir das experiências formativas pessoais, o presente trabalho busca questionar, localizar e criticar no sujeito da experiência o “eu”, formado pela sociedade, planeado com (in)sucesso a se tornar um cidadão “normal”, assim como as relações com um “outro” e suas diferenças. Partindo de memórias, de diários e relatórios, da formação básica ao ensino superior — na Licenciatura em História pela UFCG —, o objetivo principal do trabalho é ensaiar na minha vida contornos que dou a mim mesmo e aos outros, que atravessam a experiência quanto aluno, mas também a prática docente iniciada pela graduação, situada principalmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse percurso, entre a fingida realidade e a sinceridade das licenças poéticas, é composto fragmentos de uma sinfonia da vida, dividida em três intervalos: um prelúdio da infância, e da confusa procura por saber “quem sou eu?”, perante um mundo de adultos; um interlúdio da adolescência, num clamor retumbante por um “novo eu” em meio às relações com as mudanças na própria vida; e um poslúdio no amadurecimento, em que o gosto por si e pelos outros é delineado pela difícil alteridade. A partir dos conceitos de experiência em Larrosa, para delimitarmos o que é vivido, a (a)normalização dos alunos — em Popkewitz — e criação desses conceitos de mim mesmo e do outro devem ser expostos a partir de uma autoavaliação quanto um estagiário atuante, para questionar: quem eu fui, quem sou e o que eu faço, quanto aluno e professor, na sala de aula? Por isso, opero esses conceitos com o cuidado de si, proposto por Foucault, para que, em um cuidado com a própria prática discente-docente, com as consciências de si e dos outros, localize se há sinais de atitudes, práticas, conceitos e formas de normalização na experiência, e como cuidar deles, transformá-los em novos olhares sobre os sujeitos que fazem a escola: sobre mim mesmo e sobre o outro.
Abstract: Based on personal formative experiences, this work seeks to question, locate and criticize in the subject of the experience the “I”, formed by society, planned (un)successfully to become a “normal” citizen, as well as relationships with a “other”and its differences. Starting from memories, diaries and reports, from early childhood education to higher education — in the History Degree at UFCG —, the main objective of the work is to essay in my life contours that I give to myself and others, which go through my experience as a student, but also the teaching practice initiated by graduation, mainly located in Youth and Adult Education. Along this path, between the pretended reality and the sincerity of poetic licenses, fragments of a symphony of life are composed, divided into three intervals: a prelude to childhood, and the confusing search to know “who am I?”, faced with a world of adults; an interlude of adolescence, in a resounding cry for a “new me” amidst relationships with changes in one’s own life; and a postlude in maturation, in which the taste for oneself and others is outlined by difficult otherness. Based on the concepts of experience in Larrosa, in order to delimit what is experienced, the (a)normalization of students — in Popkewitz — and the creation of these concepts of myself and others must be exposed based on a self-evaluation as a working intern, to question: who was I, who am I and what do I do, as a student and a teacher, in the classroom? Therefore, I operate these concepts with the care of the self, proposed by Foucault, so that, in caring for one's own student-teaching practice, with one's own and others' consciousness, one can locate whether there are signs of attitudes, practices, concepts and forms of normalization in experience, and how to take care of them, transform them into new perspectives on the subjects who go to school: on myself and on others.
Keywords: Cuidado de Si - Memórias
Relato de Experiência
Normalização dos Alunos
Prática Docente
Care for Yourself - Memories
Experience Report
Normalization of Students
Teaching Practice
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36940
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