Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36950
Title: A geografia e suas tecnologias: as possibilidades do Mapbiomas para o ensino.
Other Titles: Geography and its technologies: the possibilities of Mapbiomas for teaching.
???metadata.dc.creator???: VIEIRA, Rafael Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NÓBREGA, Ranyére Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Zenon Sabino de.
Keywords: Geografia – Estudo e Ensino;Geografia – Novas Tecnologias;Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC's;Tecnologia digital – Recurso Pedagógico;Plataforma Mapbiomas;Geography – Study and Teaching;Information and Communication Technologies - ICTs;Digital Technology;Mapbiomas Platform
Issue Date: 13-Jul-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VIEIRA, Rafael Silva. A geografia e suas tecnologias: as possibilidades do Mapbiomas para o ensino. 2023. 21 f. Artigo (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho objetiva explanar sobre o uso de novas tecnologias em ambientes educacionais na disciplina de Geografia, bem como, suas utilizações como recursos pedagógicos e os desafios para o seu uso no modelo tradicional de ensino. O estudo questiona se deve haver uma relação entre alunos, professores e instituições de ensino, em termos do uso mais adequado das novas tecnologias no aprendizado, observando que as abordagens tecnológicas são fundamentais para um bom desenvolvimento e melhoria da qualidade da educação. Diante disso, este artigo apresenta como modelo, a plataforma Mapbiomas, explanando sobre a sua importância e os benefícios de seu uso para o ensino na disciplina de Geografia, sendo abordado através da metodologia qualitativa.
Abstract: The present work aims to explain the use of new technologies in educational environments in the discipline of Geography, as well as their uses as pedagogical resources and the challenges for their use in the traditional teaching model. The study questions whether there should be a relationship between students, teachers and teaching institutions, in terms of the more appropriate use of new technologies in learning, noting that technological approaches are fundamental for a good development and improvement of the quality of education. In view of this, this article presents the Mapbiomas platform as a model, explaining its importance and the benefits of its use for teaching in the discipline of Geography, exactly through the qualitative methodology
Keywords: Geografia – Estudo e Ensino
Geografia – Novas Tecnologias
Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC's
Tecnologia digital – Recurso Pedagógico
Plataforma Mapbiomas
Geography – Study and Teaching
Information and Communication Technologies - ICTs
Digital Technology
Mapbiomas Platform
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36950
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAFAEL SILVA VIEIRA-ARTIGO-CH-GEOGRAFIA (2023).pdf543.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.