Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36953
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, M. K. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8208316240705527pt_BR
dc.contributor.advisor1XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.advisor1IDXAVIER, M. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7230669265797896pt_BR
dc.contributor.referee1PATRIOTA, Luciene Maria.
dc.contributor.referee1IDPATRIOTA, L. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0206758132708524pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa parte da seguinte questão-problema: Qual a abordagem de temas sensíveis como proposta de atividades de leitura em um Livro Didático de Português do Ensino Médio? Dentre os objetivos, destacam-se: Geral - analisar as estratégias didático-discursivas em atividades de leitura de temas sensíveis, a saber: identidade e saúde mental; e específicos - investigar os gatilhos didáticos usados pelo livro em análise para abordar questões de leituras de temas sensíveis; situar o lugar de gêneros discursivos como mecanismos motivadores para discutir sobre identidade e saúde mental; e contribuir com pesquisas que visem formar sujeitos leitores críticos e responsivos. Do ponto de vista teórico, a pesquisa adere as contribuições do Círculo de Bakhtin e de seus divulgadores, bem como de estudos culturais como Foucault (1994), Butler (2003), dentre outros. Em se tratando de questões metodológicas, o trabalho analisou o Livro Didático de Português - Linguagens em Interação – linguagens e suas tecnologias, publicado em 2021 e aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático do mesmo ano. Os resultados revelam que, apesar de constarem discussões sobre temas sensíveis no livro didático, a abordagem, nos dados observados, apresenta, em sua maioria, a discussão como pretexto, sem problematizar ou provocar desdobramentos. O que requer muito de o professor ter formação para expandir o apresentado nos materiais didáticos que circulam nas salas de aula em todos os cantos do Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesapt_BR
dc.titleA leitura de temas sensíveis em um livro didático de português do ensino médio: questões de identidade e de saúde mental.pt_BR
dc.date.issued2023-11-17
dc.description.abstractThis research is based on the following problem question: What is the approach to sensitive topics as a proposal for reading activities in a High School Portuguese Textbook? Among the objectives, the following stand out: General - analyze didactic-discursive strategies in reading activities on sensitive topics, namely: identity and mental health; and specific - investigate the didactic triggers used by the book under analysis to address reading issues on sensitive topics; situate the place of discursive genres as motivating mechanisms to discuss identity and mental health; and contribute to research that aims to train critical and responsive reading subjects. From a theoretical point of view, the research adheres to the contributions of the Bakhtin Circle and its promoters, as well as cultural studies such as Foucault (1994), Butler (2003), among others. When it comes to methodological issues, the work analyzed the Portuguese Textbook - Languages in Interaction – languages and their technologies, published in 2021 and approved by the National Textbook Program of the same year. The results reveal that, despite discussions on sensitive topics in the textbook, the approach, in the observed data, presents, for the most part, the discussion as a pretext, without problematizing or causing developments. This requires a lot of training from the teacher to expand what is presented in the teaching materials that circulate in classrooms in all corners of Brazil.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36953
dc.date.accessioned2024-07-31T14:57:37Z
dc.date.available2024-07-31
dc.date.available2024-07-31T14:57:37Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGêneros do Discursopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLivro Didático de Português - Temas Sensíveispt_BR
dc.subjectSpeech Genrespt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectPortuguese Textbook - Sensitive Topicspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Mikaely Kelly Carreiro.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading sensitive topics in a high school Portuguese textbook: issues of identity and mental health.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Mikaely Kelly Carreiro. A leitura de temas sensíveis em um livro didático de português do ensino médio: questões de identidade e de saúde mental. 2023. 62 f. Monografia (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIKAELY KELLY CARREIRO ARAÚJO-MONOGRAFIA-CH-LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA (2023).pdf2.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.