Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36954
Title: Imagens do Super 8 na Paraíba: câmera, cinema (in)direto e cultura histórica.
Other Titles: Super 8 images in Paraíba: camera, (in)direct cinema and historical culture.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Laércio Teodoro da.
Keywords: Cinema e História;Super-8 - equipamento cinematográfico;Formato cinematográfico - Super-8;Cinema indireto - Paraíba;Cinema Paraibano;Cinema and History;Super-8 - cinematographic equipment;Cinematic format - Super-8;Indirect cinema - Paraíba
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Laércio Teodoro da. Imagens do Super 8 na Paraíba: câmera, cinema (in)direto e cultura histórica. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 09: Cultura Histórica e Linguagens Historiográficas no Século 20. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36954
???metadata.dc.description.resumo???: Na história do cinema o surgimento de um equipamento singular transformou a relação da sociedade com essa arte. O surgimento do Super 8 na década de 1960 trouxe uma proximidade com o cinema, possibilitando o registro do cotidiano de diversos grupos, principalmente do registro de imagens do cotidiano de famílias. Porém, artistas plásticos e cineastas viram a possibilidade de fazer cinema com a bitola 8 mm. [...] As primeiras produções em Super 8 na Paraíba datam de 1973, porém só a partir de 1979 é que haverá uma produção consistente e que entrava em circuito e dialogava entre si. Correntemente, o ciclo do super 8 é apontado como o terceiro surto cinematográfico da Paraíba. O primeiro é associado ao pioneirismo de Walfredo Rodrigues, que produziu de cine jornais a longas-metragens na década de 1920. Entre seus filmes mais conhecidos estão Carnaval paraibano e pernambucano (1923) e Sob o Céu Nordestino (1928). Este último concebido como um marco no cinema nacional (RAMOS, 2000). O segundo, e talvez mais conhecido e trabalhado, foi o ciclo do cinema documentário, que teve expressiva produção na década de 1960 e os dois primeiros anos da década de 1971. Tendo como marco inicial Aruanda (1960), de Linduarte Noronha, esse ciclo teve outros nomes importantes, como Vladimir Carvalho, Rucker Oliveira, Ipojuca Pontes e João Ramiro Mello. Aruanda é apontado como um filme que influenciou, quiçá, iniciou o cinema novo.
Keywords: Cinema e História
Super-8 - equipamento cinematográfico
Formato cinematográfico - Super-8
Cinema indireto - Paraíba
Cinema Paraibano
Cinema and History
Super-8 - cinematographic equipment
Cinematic format - Super-8
Indirect cinema - Paraíba
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36954
Appears in Collections:Simpósio Temático 09: Cultura Histórica e Linguagens Historiográficas no Século 20.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IMAGENS DO SUPER 8 NA PARAÍBA - ANAIS XIV ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST9 2010.pdfImagens do Super 8 na Paraíba: câmera, cinema (in)direto e cultura histórica. - Anais XIV Encontro Est. de História da ANPUHPB ST9 2010104.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.