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Title: A releitura da imagem do negro no cinema brasileiro.
Other Titles: The reinterpretation of the image of black people in Brazilian cinema.
???metadata.dc.creator???: CAVALCANTI, Dayanna Alves.
PEDROSA, Carolina Gomes.
LIMA, Carlos Adriano.
Keywords: Negros - cinema brasileiro;Cinema brasileiro;Imagem do negro - cinema brasileiro;Estereótipos - negros - cinema brasileiro;Inferioridade - negros - cinema brasileiro;Blacks - Brazilian cinema;Brazilian cinema;Image of blacks - Brazilian cinema;Stereotypes - blacks - Brazilian cinema;Inferiority - blacks - Brazilian cinema
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAVALCANTI, Dayanna Alves; PEDROSA, Carolina Gomes; LIMA, Carlos Adriano. A releitura da imagem do negro no cinema brasileiro. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 10: História Cultural e Sensibilidades. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36964
???metadata.dc.description.resumo???: O cinema brasileiro, com a conhecida “retomada” na década de 1990, e a introdução de novos mecanismos de apoio a produção, interligados a uma iniciativa de “cultura de mercado” conquista gradativamente seu espaço no âmbito nacional e internacional. O cinema nacional atual nos conduz a refletir sobre a construção de personagens negros diante de uma perspectiva de inferioridade social e racial aos personagens brancos. O pensamento cinematográfico está calcado nos sistemas de valores sociais que determinam a formação de estereótipos como a mulata sensual, a empregada doméstica e o crioulo malandro, mas, não no sentido literário de Chico Buarque de Holanda, e sim no sentido de corrompido ou ladrão. Assim, o cinema brasileiro sustenta “ideologias” e conceitos pré-estabelecidos conforme um pensamento retrógrado praticado em décadas passadas. Se o cinema abre novas frentes de atividades críticas e analíticas, nossa pesquisa faz o seguinte questionamento: A sociedade continua mantendo conceitos pejorativos anteriormente dados aos negros nos dias atuais? Será que a sociedade contemporânea ainda não conseguiu romper esses estereótipos que são reinventados pelas relações dos sujeitos? São conceitos com sinônimo de inferioridade e de submissão que, sem dúvida, nos faz voltar ao tempo em que a mestiçagem no Brasil representava o atraso, já que o progresso estava restrito a sociedades “puras”. Nesse artigo procuramos desvendar a visão preconceituosa e pejorativa a respeito dos negros, enraizada no imaginário coletivo do nosso país, retratada nos filmes nacionais: Besouro, Cidade de Deus, Última Parada 174 e Tropa de Elite, analisando-os através de um processo histórico-socio-cultural.
Keywords: Negros - cinema brasileiro
Cinema brasileiro
Imagem do negro - cinema brasileiro
Estereótipos - negros - cinema brasileiro
Inferioridade - negros - cinema brasileiro
Blacks - Brazilian cinema
Brazilian cinema
Image of blacks - Brazilian cinema
Stereotypes - blacks - Brazilian cinema
Inferiority - blacks - Brazilian cinema
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36964
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