Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36964
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO cinema brasileiro, com a conhecida “retomada” na década de 1990, e a introdução de novos mecanismos de apoio a produção, interligados a uma iniciativa de “cultura de mercado” conquista gradativamente seu espaço no âmbito nacional e internacional. O cinema nacional atual nos conduz a refletir sobre a construção de personagens negros diante de uma perspectiva de inferioridade social e racial aos personagens brancos. O pensamento cinematográfico está calcado nos sistemas de valores sociais que determinam a formação de estereótipos como a mulata sensual, a empregada doméstica e o crioulo malandro, mas, não no sentido literário de Chico Buarque de Holanda, e sim no sentido de corrompido ou ladrão. Assim, o cinema brasileiro sustenta “ideologias” e conceitos pré-estabelecidos conforme um pensamento retrógrado praticado em décadas passadas. Se o cinema abre novas frentes de atividades críticas e analíticas, nossa pesquisa faz o seguinte questionamento: A sociedade continua mantendo conceitos pejorativos anteriormente dados aos negros nos dias atuais? Será que a sociedade contemporânea ainda não conseguiu romper esses estereótipos que são reinventados pelas relações dos sujeitos? São conceitos com sinônimo de inferioridade e de submissão que, sem dúvida, nos faz voltar ao tempo em que a mestiçagem no Brasil representava o atraso, já que o progresso estava restrito a sociedades “puras”. Nesse artigo procuramos desvendar a visão preconceituosa e pejorativa a respeito dos negros, enraizada no imaginário coletivo do nosso país, retratada nos filmes nacionais: Besouro, Cidade de Deus, Última Parada 174 e Tropa de Elite, analisando-os através de um processo histórico-socio-cultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue14pt_BR
dc.titleA releitura da imagem do negro no cinema brasileiro.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36964-
dc.date.accessioned2024-07-31T17:57:57Z-
dc.date.available2024-07-31-
dc.date.available2024-07-31T17:57:57Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectNegros - cinema brasileiropt_BR
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subjectImagem do negro - cinema brasileiropt_BR
dc.subjectEstereótipos - negros - cinema brasileiropt_BR
dc.subjectInferioridade - negros - cinema brasileiropt_BR
dc.subjectBlacks - Brazilian cinemapt_BR
dc.subjectBrazilian cinemapt_BR
dc.subjectImage of blacks - Brazilian cinemapt_BR
dc.subjectStereotypes - blacks - Brazilian cinemapt_BR
dc.subjectInferiority - blacks - Brazilian cinemapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTI, Dayanna Alves.-
dc.creatorPEDROSA, Carolina Gomes.-
dc.creatorLIMA, Carlos Adriano.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe reinterpretation of the image of black people in Brazilian cinema.pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Dayanna Alves; PEDROSA, Carolina Gomes; LIMA, Carlos Adriano. A releitura da imagem do negro no cinema brasileiro. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 10: História Cultural e Sensibilidades. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36964pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 10: História Cultural e Sensibilidades.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A RELEITURA DA IMAGEM DO NEGRO NO CINEMA BRASILEIRO - ANAIS XIV ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST10 2010.pdfA releitura da imagem do negro no cinema brasileiro. - Anais XIV Encontro Est. de História da ANPUHPB ST10 2010137.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.