Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36974
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, K. L. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7554998414182274pt_BR
dc.contributor.advisor1UCHOA, Maria Adriana Domingos da Costa.-
dc.contributor.advisor1IDUCHOA, M. A. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6749287251951273pt_BR
dc.contributor.referee1BELO, José Tiago Ferreira.-
dc.contributor.referee1IDBELO, J. T. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9564146131381581pt_BR
dc.contributor.referee2AGUIAR, Girlaine Felisberto de Caldas.-
dc.contributor.referee2IDAGUIAR, G. F. C.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1301144396500195pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo é uma análise documental do ensino de Libras básico como Segunda Língua (L2) realizado em Campina Grande, em 3 (três) instituição de ensino, sendo elas: Instituto Federal da Paraíba- IFPB- Campus Campina Grande na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB- Campus Campina Grande; e na Universidade Federal de Campina Grande –UFCG- Campus Campina Grande, tendo como objetivo de pesquisa: analisar os planos de ensino da disciplina de Libras destas instituições contemplando a ementa; objetivos; conteúdos; metodologias e avaliação destas instituições. Para isso, seguiu-se os seguintes passos: i) analisar comparativamente os planos das disciplinas de Libras destas instituições a fim de encontrar pontos semelhantes e divergentes; ii)identificar quais ementas, objetivos, metodologias, conteúdo programático e avalições da disciplina Libras iii) descrever quais metodologias foram usadas pelos professores. Essa é uma pesquisa qualitativa com abordagem bibliográfica que apoiou-se em Marconi e Lakatos (2010), de cunho documental baseada em Gil (2002). Para analisar os elementos dos planos de ensino utilizou-se Dolzet al. (2004), Almeida (2017); Libâneo (1990); Spudeit (2014) e Gesser (2010). A fim de detalharmos estratégias de ensino de Libras como L2 tomamos como base o estudo realizado por Aguiar (2019). Para auxiliar na análise do método de ensino de Libras como L2, utilizou-se Uchoa (2022). Como hipótese, considera-se que o ensino de Libras básica como L2 ofertada com carga horária entre 20h e 60h não é suficiente para atingir os objetivos dos planos utilizados pelos professores, pois segundo Damianovic e Batista (2007), o processo cognitivo do aluno sobre a língua é desenvolvido a partir da “interação entre o aluno e um participante de uma prática social”, para que interação aluno/professor aconteça demanda tempo para a aprendizagem além disso, é preciso participação na comunidade surda para atingir a fluência na Língua de Sinais. Como resultado da pesquisa, identificou-se que nos planos de ensino de Libras básico como L2 houveram incoerências na construção dos planos. Algumas destas, dificultaram a compreensão e clareza do que estava proposto nos documentos analisados e dos próprios métodos planejados pelos professores para o ensino de Libras como L2.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleAnálise documental do ensino básico de Libras como segunda língua em Instituições Públicas no município de Campina Grande.pt_BR
dc.date.issued2023-11-10-
dc.description.abstractThis study is a documentary analysis of the teaching of basic Libras as a Second Language (L2) carried out in Campina Grande, in 3 (three) educational institutions, namely: Instituto Federal da Paraíba - IFPB - Campus Campina Grande at Universidade Estadual da Paraíba - UEPB - Campus Campina Grande; and Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - Campus Campina Grande, with the following research objectives: to analyze the teaching plans of the Libras discipline of these institutions, considering the syllabus; objectives; contents; methodologies and evaluation of these institutions. To this end, the following steps were followed: i) to comparatively analyze the plans of the Libras disciplines of these institutions in order to find similarities and divergences; ii) to identify which syllabuses, objectives, methodologies, programmatic content and evaluations of the Libras discipline; iii) to describe which methodologies were used by the teachers. This is a qualitative research with a bibliographic approach that was supported by Marconi and Lakatos (2010), of a documentary nature based on Gil (2002). To analyze the elements of the teaching plans, Dolzet al. (2004), Almeida (2017); Libâneo (1990); Spudeit (2014) and Gesser (2010) were used. In order to detail strategies for teaching Libras as L2, we took as a basis the study carried out by Aguiar (2019). To assist in the analysis of the teaching method of Libras as L2, Uchoa (2022) was used. As a hypothesis, it is considered that the teaching of basic Libras as L2 offered with a workload between 20h and 60h is not sufficient to achieve the objectives of the plans used by teachers, because according to Damianovic and Batista (2007), the student's cognitive process about the language is developed from the “interaction between the student and a participant in a social practice”, for student/teacher interaction to occur it requires time for learning. In addition, participation in the deaf community is necessary to achieve fluency in Sign Language. As a result of the research, it was identified that in the teaching plans for basic Libras as L2 there were inconsistencies in the construction of the plans. Some of these made it difficult to understand and clarify what was proposed in the documents analyzed and the methods planned by the teachers for teaching Libras as L2.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36974-
dc.date.accessioned2024-07-31T18:57:21Z-
dc.date.available2024-07-31-
dc.date.available2024-07-31T18:57:21Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de línguas - Libraspt_BR
dc.subjectPlano de ensinopt_BR
dc.subjectLibras como segunda línguapt_BR
dc.subjectLanguage teaching - Libraspt_BR
dc.subjectTeaching planpt_BR
dc.subjectLibras as a second languagept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Kathylleen Lohany Nunes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDocumentary analysis of basic teaching of Libras as a second language in Public Institutions in the municipality of Campina Grande.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Kathylleen Lohany Nunes. Análise documental do ensino básico de Libras como segunda língua em Instituições Públicas no município de Campina Grande.2023. 100 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Libras) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Libras - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KATHYLLEEN LOHANY NUNES COSTA-MONOGRAFIA-CH-LETRAS-LIBRAS (2023).pdf2.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.