Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36986
Title: Estágio curricular supervisionado em geografia: relato em três Escolas Públicas de Campina Grande - PB.
Other Titles: Supervised curricular internship in geography: report on three Public Schools in Campina Grande - PB.
Prácticas curriculares supervisadas en geografía: informe sobre tres escuelas públicas de Campina Grande - PB.
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS, Vania Lany de Miranda.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Sergio Murilo Santos de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DINIZ, Lincoln da Silva.
Keywords: Estágio supervisionado;Ambiente escolar;Professor;Vivência;Supervised internship;School environment;Teacher;Experience;Prácticas supervisadas;Maestro
Issue Date: 7-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS, Vania Lany de Miranda. Estágio curricular supervisionado em geografia: relato em três Escolas Públicas de Campina Grande - PB. 20 fl. 2023. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36986
???metadata.dc.description.resumo???: O presente artigo tem como objetivo relatar a importância da prática do estágio supervisionado no curso de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande. O estágio é de grande relevância para os cursos de licenciatura, dentre eles o curso de Geografia, pois é no estágio em que o aluno estagiário conhece o ambiente escolar e suas práticas. Em um primeiro momento como aluno participante houve a oportunidade de entender sobre o ensino em uma turma da Educação de Jovens e Adultos. Já nos demais estágios, como participante e ministrando aulas, pode-se perceber o conceito de ser professor, em que o mesmo não só ensina, ele aprende e conduz seus alunos a serem pessoas críticas quanto ao meio em que vivemos. O estágio para o graduando em Geografia não permite ser um fim em si mesmo, mas um começo para que o estudante realize mais leituras, pesquisas e observe como deve ser sua atuação enquanto profissional da educação (Professor). Apesar das dificuldades que o aluno e o professor encontram no ambiente escolar, percebe-se a falta de estrutura física e humana para que o docente possa exercer sua função como se deve.
Abstract: The present article aims to report the importance of the practice of supervised internship in the Federal University of Campina Grande Geography course. The internship is of great importance to the licentiate degree courses, including the Geography course, since the internship is where the intern student gets to know the school environment and its background. As a participating student, at first, there was the opportunity to learn about teaching in an Education for Young People and Adults class. In the following internships, as a participant and teaching classes, the concept of being a teacher comes up, at which the teacher does not only teach, they learn and guide their students into being argumentative individuals regarding to the environment we live in. To the Geography graduate, the internship does not allow it to be an end in itself, but a start so that the student can do more reading and researching, and observe how their performance as a teacher should be. Despite the difficulties that the student and the teacher find in the school environment, the lack of physical and human structure for the teacher to exert their function as it should be can be noticed.
???metadata.dc.description.resumen???: Este artículo tiene como objetivo informar la importancia de la práctica de prácticas supervisadas. en el curso de Geografía de la Universidad Federal de Campina Grande. La pasantía es genial. relevancia para cursos de pregrado, incluido el curso de Geografía, como lo es en la pasantía que el estudiante pasante conozca el ambiente escolar y sus prácticas. En primer lugar Como estudiante participante, tuve la oportunidad de comprender la enseñanza en una clase en Educación de Jóvenes y Adultos. En otras prácticas, como participante e impartiendo clases, se puede percibir el concepto de ser maestro, en el que no sólo enseña, aprende y lleva a sus alumnos a ser personas críticas respecto al entorno en el que vivimos. la pasantía para Graduarse en Geografía no permite que sea un fin en sí mismo, sino un comienzo para que el El estudiante realiza más lecturas, investiga y observa cómo debería ser su desempeño mientras profesional de la educación (Docente). A pesar de las dificultades que el alumno y el profesor En el ambiente escolar existe una falta de estructura física y humana para el El profesor puede desempeñar su papel como debe.
Keywords: Estágio supervisionado
Ambiente escolar
Professor
Vivência
Supervised internship
School environment
Teacher
Experience
Prácticas supervisadas
Maestro
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36986
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANIA LANY DE MIRANDA MEDEIROS - TCC ARTIGO LIC. GEOGRAFIA CH 2023.pdfVania Lany de Miranda Medeiros - TCC Artigo Lic. Geografia CH 2023489.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.