Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36987
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, T. M. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9539432432205225pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Darcon.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5848730942873666pt_BR
dc.description.resumoTendo em vista a importância de identificar a condição dos jovens concluintes do ensino médio para a inserção no mercado de trabalho, pesquisou-se sobre jovens que participaram de um projeto de extensão cuja principal atividade é oferecer um curso de Capacitação para a iniciação profissional de jovens concluintes do ensino médio na cidade de Queimadas - PB, a fim de entender em que medida os participantes do curso se adequam às habilidades e competências apresentadas durante o curso e requeridas para a inserção no mercado de trabalho. Para tanto foi necessário descrever os conteúdos apresentados durante o curso e seus respectivos recursos, analisar os testes e avaliações realizados para aferir a condição dos participantes e verificar lacunas de habilidades e competências dos alunos em relação ao que se é demandado pelas empresas. Realizou-se, então, uma pesquisa qualitativa descritiva com uso extenso dos documentos elaborados pelos integrantes do projeto de extensão e dos testes respondidos pelos alunos do curso durante o ano de 2022. Diante disso, verifica-se que os alunos possuem lacunas em relação às habilidades e competências, mas os conteúdos conteúdos apresentados contribuem para o conhecimento da realidade organizacional e do trabalho e que o autoconhecimento foi primordial para a identificação das lacunas, identificando que planejamento, administração do tempo, inteligência emocional e resolução de problemas ainda precisam ser trabalhadas entre os jovens concluintes do ensino médio que participaram do curso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleJuventude e mercado de trabalho: análise das competências e habilidades de estudantes concluintes do ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.description.abstractBearing in mind the importance of identifying the condition of young people completing high school for their insertion in the labor market, research was carried out on young people who participated in an extension project whose main activity is to offer a training course for the professional initiation of young people high school graduates in the city of Queimadas - PB, in order to understand to what extent the course participants are suited to the skills and competences presented during the course and required for insertion in the job market. Therefore, it was necessary to describe the contents presented during the course and their respective resources, analyze the tests and evaluations carried out to assess the condition of the participants and verify gaps in the students' skills and competences in relation to what is demanded by the companies. A descriptive qualitative research was then carried out with extensive use of the documents prepared by the members of the extension project and the tests answered by the students of the course during the year 2022. In view of this, it appears that the students have gaps in relation to the skills and competences, but the contents presented contribute to the knowledge of the organizational and work reality and that self-knowledge was essential for identifying gaps, identifying that planning, time management, emotional intelligence and problem solving still need to be worked on between young high school graduates who participated in the course.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36987-
dc.date.accessioned2024-08-01T14:43:01Z-
dc.date.available2024-08-01-
dc.date.available2024-08-01T14:43:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectHabilidadespt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectAutoconhecimentopt_BR
dc.subjectJob marketpt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectSkillspt_BR
dc.subjectSelf knowledgept_BR
dc.subjectMercado de trabajopt_BR
dc.subjectJuventudpt_BR
dc.subjectConocimiento de sí mismopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Tayná Mendonça Marques de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeYouth and the labor markte: analysis of skills and abilities of students completing high school.pt_BR
dc.title.alternativeLos jóvenes y el mercado laboral: análisis de competencias y Habilidades de los graduados de secundaria.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Tayná Mendonça Marques de. Juventude e mercado de trabalho: análise das competências e habilidades de estudantes concluintes do ensino médio. 2023. 22 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36987pt_BR
dc.description.resumenTeniendo presente la importancia de identificar la condición de los jóvenes que finalizan la escuela medio de inserción al mercado laboral, se realizó una investigación sobre jóvenes que participaron en un proyecto de extensión cuya actividad principal es ofrecer un curso de capacitación para iniciación profesional de jóvenes bachilleres de la ciudad de Queimadas - PB, el para comprender en qué medida los participantes del curso se adaptan a las habilidades y habilidades presentadas durante el curso y requeridas para su inserción en el trabajar. Para ello fue necesario describir los contenidos presentados durante el curso y su respectivos recursos, analizar las pruebas y evaluaciones realizadas para valorar el estado de participantes y verificar las brechas en las habilidades y competencias de los estudiantes en relación con lo que si es demandado por las empresas. Luego se realizó una investigación cualitativa descriptiva con Uso extensivo de documentos preparados por miembros del proyecto de extensión y pruebas. respondidas por los estudiantes de la carrera durante el año 2022. Ante esto, parece que la los estudiantes tienen brechas en términos de habilidades y competencias, pero el contenido El contenido presentado contribuye al conocimiento de la realidad organizacional y de la trabajo y que el autoconocimiento era fundamental para identificar lagunas, identificando que la planificación, la gestión del tiempo, la inteligencia emocional y la resolución Todavía es necesario abordar una serie de problemas entre los jóvenes graduados de la escuela secundaria que participó en el curso.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TAYNÁ MENDONÇA MARQUES DE LIMA - TCC MONOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO CH 2023.pdfTayná Mendonça Marques de Lima - TCC Monografia Administração CH 2023252.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.